Torneio Amistoso de Vôlei será realizado em 5 de outubro

Em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, do Ministério da Saúde, e ao mês da e do servidor público, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará a 2ª Edição do Torneio Amistoso de Vôlei “Mova-se pela sua saúde”. A atividade será em 5 de outubro, às 14h, no ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (rua Luís de Camões, 625). Organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o torneio é uma iniciativa do Programa Viva Bem, desenvolvido para promover a saúde e qualidade de vida de quem trabalha na Instituição. As inscrições serão recebidas de 23 a 27 de setembro, por formulário eletrônico.

O evento esportivo tem como objetivo a integração e a promoção das campanhas de saúde entre as pessoas que trabalham nos espaços da UFPel, independentemente do vínculo, o que inclui a prestação terceirizada de serviços e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Hospital Escola. A ideia do torneio surgiu como uma maneira de dar visibilidade às campanhas de saúde e, ao mesmo tempo, promover uma atividade esportiva que combinasse competição e amizade. O vôlei foi escolhido pela sua capacidade de engajar participantes de diferentes níveis e promover um ambiente amistoso, explica a coordenadora do evento, Eliana Kohler. As campanhas Outubro Rosa e o Novembro Azul, respectivamente, incentivam atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero e do câncer de próstata.

Para participar, é preciso a inscrição da equipe já organizada. O processo exige a apresentação dos nomes completos das e dos participantes (com possibilidade de alteração posterior), com no mínimo seis e no máximo dez. As equipes devem ser mistas, com proporção de oito mulheres para dois homens ou vice-versa, e utilizar uma das cores das campanhas. Mais informações podem ser obtidas no regramento do torneio, disponível on-line, ou pelo e-mail da organização movasepelasaude@ufpel.edu.br.

Histórico

A primeira edição do torneio foi realizada 2023. Seis times foram inscritos, o que envolveu aproximadamente 60 participantes, de diferentes vínculos com a Universidade. “Eventos como este são essenciais para a promoção da saúde, estímulo a hábitos saudáveis, melhora na qualidade de vida, bem como conscientização e informação sobre temas diversos relacionados à saúde”, recomendou.

O Programa Viva Bem, no qual se insere o torneio, foi criado para atender às necessidades identificadas por quem trabalha na Universidade. Seu objetivo é oferecer ações que promovam a saúde e o bem-estar, abordando questões de qualidade de vida e prevenção de doenças.

Por Carolina Tapia. Estudante de Jornalismo e estagiária da Coordenação de Comunicação Social.

Publicado em 13/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, TAEs.