Gestores de comunicação das universidades do Sul discutem o cenário da área

Nesta quinta-feira (15) o Colégio de Gestores de Comunicação das IFES (Cogecom), regional sul, que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou um encontro virtual para debater demandas e estratégias para o encontro nacional que será realizado em Brasília, de 28 a 30 de agosto.

Com o intuito de promover um ambiente mais próximo à realidade regional, com discussões, iniciativas e troca de experiências, os representantes dos setores de comunicação das universidades da região sul do Brasil avaliaram a necessidade de mais profissionais atuando nas universidades, principalmente, com a reabertura de concursos para a área. Também foi destaque nos debates a importância de servidores substitutos e terceirizados para suprir de forma complementar às demandas, além do fortalecimento de processos licitatórios nacionais, para a compra de equipamentos, licenças para software e outros materiais na área de comunicação, como formas de fortalecer os setores nos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES).

As universidades do sul também vão propor uma campanha de comunicação nas instituições, falando do trabalho desenvolvido pelos setores de comunicação das instituições federais. “Precisamos, uma vez mais, demonstrar o nosso potencial e de tudo que a gente já realiza, e o potencial para fazer mais coisas caso o setor tenha mais investimentos, com um olhar mais próximo e mais sensível do governo. O Cogecom quer se manter como um ator político importante na discussão da comunicação pública feita pelas universidades”, diz Janine Bargas, Coordenadora regional sul, e representante da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A partir deste evento, os gestores buscam levar essas sugestões para o encontro nacional, para que essas medidas sejam incorporadas na gestão de 2025, propondo também um encontro periódico entre os fóruns e colégios da Andifes. “A gente demonstra, com o encontro de hoje, que é possível fazer uma comunicação pública e articulada em rede. Mas esse setor também precisa receber um olhar especial, entendendo que a comunicação é estratégica para as instituições.” finaliza Bargas.

As universidades presentes no encontro são: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Por Gabriel Maia – UFPR

Publicado em 16/08/2024, nas categorias Destaque, Notícias.