Estudantes de Química Forense participam de treinamento pericial

Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Polícia Federal, por meio de seu Núcleo Técnico-científico, possibilitou a estudantes do curso de Bacharelado em Química Forense atividades de formação profissional durante o semestre letivo, desenvolvidas na UFPel e na Unidade em Pelotas da Polícia Federal. A colaboração deu-se no âmbito de duas disciplinas: “Análise Pericial de Locais de Crime” e “Química Forense”. Em seis encontros, peritos criminais federais compartilharam a experiência com balística forense e avaliação de cenas de crime.

De acordo com a professora responsável pelas disciplinas, Clarissa dos Santos, a atuação conjunta oportunizou a ampliação do conhecimentos técnico-científico para formação profissional. Na disciplina de “Química Forense”, a Balística Forense é a área da criminalística que se dedica às armas de fogo, munições e os seus efeitos. É objeto de estudo, portanto, a eficiência das armas e seus defeitos, a deformação das munições, as trajetórias dos projéteis em local de crime, entre outras atividades de atuação pericial.

Com esse objetivo de aprendizagem, estudantes do curso de bacharelado puderam, durante o semestre, analisar vestígios, realizar a coleta adequada dos projéteis e avaliar resíduos de armas de fogo e aprender sobre as suas características, entre outros temas.

Além dessas experiências, pela disciplina de “Análise Pericial de Locais de Crime”, a colaboração proporcionou atividades de avaliação de cenas de crime simuladas, conforme conhecimentos técnicos de agentes da Polícia Federal. Durante o semestre, estudantes puderam, assim, realizar as investigações dos casos propostos.

O acordo de cooperação da UFPel com a Política Federal também abrange outras áreas de atuação, como análise de drogas apreendidas, anabolizantes, medicamentos falsos e demais especialidades de atribuição pericial.

Oportunidade

O curso de Química Forense é uma das graduações com vagas para ingresso no Processo Seletivo Complementar da UFPel 2024/2, nas modalidades portadora ou portador de diploma, reingresso, reopção, retomada de Estudos e transferência Voluntária. As informações estão disponíveis na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).

Processo seletivo complementar da UFPel oferece 1909 vagas