Projeto de fisioterapia esportiva auxilia atletas no JUGs 2024

No último sábado (27), a Universidade Federal de Pelotas sediou a etapa de handebol da 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). Os jogos, disputados entre o ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) e o SESI, contaram com a participação de cinco universidades, incluindo a UFPel, para disputar, ao todo, entre equipes femininas e masculinas, 16 partidas ao longo do dia.

Foi um dia exaustivo de partidas intensas, que exigiu muito do psicológico, mas principalmente do físico dos atletas. Felizmente, as equipes puderam contar com o trabalho da  Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva, a PhysioSport, projeto unificado de ensino, pesquisa e extensão da UFPel, coordenado pelo professor Gustavo Dias Ferreira. A Liga atua junto às mais diversas modalidades esportivas, tanto dentro, quanto fora da universidade, exercendo a prevenção e o tratamento de lesões.

No entanto, o trabalho da Liga começou bem antes das competições, durante a fase de preparação dos atletas para o campeonato. “Nós já vínhamos acompanhando a preparação dos JUGs, do handebol e de outros esportes também, com protocolos de prevenção de lesão e ativação muscular antes dos treinos, tratando lesões de atletas que acontecem”, conta Ferreira.

Além do trabalho de pronto atendimento a todos os atletas participantes dos Jogos Universitários, realizado por parte do grupo de 17 alunos do projeto, a PhiysioSport também realizou um trabalho de pesquisa, focado na análise da fadiga muscular dos atletas. “Ter sediado o JUGs foi uma grande oportunidade para os alunos poderem vivenciar a função de um fisioterapeuta esportivo na prática, além de podermos envolver um número maior de alunos atuando diretamente com atletas e os auxiliando para voltarem e desempenharem a partida da melhor forma possível”, diz o coordenador.

Os JUGs, assim como a participação das equipes da UFPel e da Liga, ainda não acabaram. As próximas modalidades serão disputadas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos dias 3 e 10 de maio, e contarão com a participação das equipes de voleibol, basquetebol, futsal e tênis de mesa da Universidade Federal de Pelotas. Também lá a PhysioSport estará dando suporte e preparação aos atletas da UFPel.

Por João Miguel Bueno.