Eventos trazem à UFPel violonista Pedro Aguiar
Na próxima semana, a Universidade Federal de Pelotas receberá, em uma série de eventos, o músico Pedro Aguiar. Considerado um dos maiores violonistas da atualidade, Aguiar participará de um recital, ministrará uma master class e estará disponível para um bate-papo com interessados. As atividades ocorrerão nos dias 12 e 13 de março.
Organizados pelas habilitações em Violão do curso de Música e com apoio do Conservatório de Música, os eventos contando com a participação do violonista têm entrada gratuita. Todas as atividades ocorrerão nas dependências do Conservatório, localizadas na rua Félix da Cunha, 654.
Programação
Bate-papo
Terça-feira (12), às 10h
Master class
Terça-feira (12), às 14h
Recital
Quarta-feira (13), 19h
Sobre o artista
Pedro Aguiar, nascido em Brasília, em 1990, iniciou seus estudos no continente americano, primeiro na Universidade de Goiás, no Brasil, e depois na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou seus estudos na Europa, primeiro em Paris, em seguida em Munique, onde obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea.
Concertista versátil apresenta-se como solista a frente de orquestras e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países da Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça), América do Sul (Chile, Brasil, Argentina, Uruguai) e Estados Unidos. Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados em concursos e que se tornaram músicos profissionais. Também ministra masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música.
Devido às suas extraordinárias habilidades, recebeu um prêmio especial da Fundação Orlando de Lassus, uma bolsa de estudo do Serviço de Intercambio Alemão (DAAD) e da CAPES/FIPSE. Ganhou quinze prêmios em concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha.
Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music), que compõe a lista dos melhores álbuns de 2020 da rádio de música clássica de Nova Iorque WQXR.