Agência AGIMOS promove atividade de formação com o rapper Zudizilla
A Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social da Universidade Federal de Pelotas (AGIMOS/UFPel) promove, nesta quarta-feira (21), às 15h, o evento AGIMOS Mentorias – Zudizilla – Sampler, direitos autorais e criação em letra e música.
Trata-se de uma ação de formação de qualificação e profissionalização musical que integra o Projeto AGIMOS, com coordenação do professor Leandro Maia, com financiamento do Edital SEDAC-RS 005/2022 – Territórios Criativos, em execução pela Fundação Delfim Mendes Silveira.
O evento tem entrada franca e é aberto a todas as pessoas interessadas. Ocorrerá na Sala Virtual AGIMOS (Webconf – Sistema de Webconferência da UFPel), com inscrições na ocasião, através de formulário.
Sobre Zudizilla
Considerado o principal nome da Cena Rap do Rio Grande do Sul (Jornal Zero Hora), Zudizilla é artista plástico, designer e um dos maiores nomes do rap nacional. Segundo as palavras de Kl Jay — entrevista para a Blunt TV em 2012 —, Zudizilla, ao lado de Emicida, Flora Matos, Flow MC e outros, faz parte da nova linha de frente do rap no Brasil e ressalta o quanto o rapper pelotense é talentoso.
Com o projeto “Zulu Vol. 2: De César a Cristo”, Zudizilla ganhou a categoria de Melhor Álbum do ano de 2022 no Prêmio Rap Brasil. Flertando com o jazz e a cultura hip-hop, Zudizilla também bebe de referências e ideias da música popular brasileira, acentuando de modo preciso sua obra com o aqui e agora – ainda que para sua caneta, noções como passado, presente e futuro caibam todas num mesmo verso. Além da música, Zudizilla sempre traz aos seus projetos um olhar afiado e com diversas referências audiovisuais que personificam imageticamente suas rimas e canetadas.
Ao longo da carreira já lançou mixtape, dois EPs e quatro discos – sempre com curtas-metragens ligados ao álbum. Desde 2019 trabalha na trilogia “Zulu”. A primeira parte foi “Zulu Vol. 1: De Onde Eu Possa Alcançar o Céu Sem Deixar o Chão”, em 2022 chegou “Zulu: De César a Cristo (Vol.2)” – acompanhado de dois filmes, e em 2023 encerra o projeto com “Zulu: Quarta Parede (Vol.3)”. Foi o primeiro rapper a se apresentar no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), no ano de 2016.