UFPel inicia programação de acolhida para o início do semestre letivo

Com o reinício das atividades letivas, as unidades acadêmicas e administrativas e a gestão central têm se mobilizado, de 6 a 17 de fevereiro, para acolher os mais de 16,2 mil estudantes que retornam à rotina de estudos ou que iniciam a sua trajetória na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 96 cursos. Desse quantitativo, a Universidade recebe, para o 2º semestre letivo de 2022, 1,2 mil ingressantes, em 20 graduações.

Na segunda-feira (6) à tarde, as comunidades acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Medicina Veterinária contaram com programação. Representantes da gestão central, Vice-Reitoria e Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento, Ensino e Assuntos Estudantis, participaram das atividades simultâneas organizadas pelos cursos.

O Largo do Bola, como é chamado o calçadão em frente à Faculdade de Educação, foi palco de atividades artísticas e culturais à tarde e à noite dos cursos de Pedagogia (diurno e noturno), com feira de artesanato e apresentações musicais. Na abertura do evento, a gestão central da UFPel, coordenações de curso e a direção da Unidade Acadêmicas deram as boas-vindas e recomendações para o novo período acadêmico.

Em sua apresentação institucional, a vice-reitora da UFPel, Ursula da Silva, parabenizou as e os ingressantes pela escolha: a preferência pelo curso de Pedagogia, dada à sua relevância social, e da Instituição, em razão de seu caráter público e de qualidade. “A gente precisa de muitas transformações, muitos retrocessos ocorreram nos últimos anos; a gente precisa de uma sensibilidade das pessoas para olhar para a Educação e valorizar esse lugar que é a escola, como lugar de investimento no nosso futuro”, avaliou.

A gestora também recomendou o envolvimento de estudantes com os projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão desde o ingresso no curso, como o Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), entre outras oportunidades. “Aproveitam o seu curso a todo o momento. A trajetória docente a gente faz buscando esses caminhos”, indicou.

A programação dos cursos de Pedagogia seguirá até sexta-feira (10), com apresentações de projetos, encontro com egressas e rodas de conversa sobre representação estudantil e mobilidade internacional, entre outros temas. A acolhida da Universidade promoverá também diversas atividades culturais e científicas, na livraria da UFPel (quarta-feira, 8, às 17h), no Cine UFPel (quinta-feira, 9, às 19h), na antiga AABB (13/2, às 16h) e no deque às margens do Canal São Gonçalo, no câmpus Anglo (15/2, às 17h).