Edital seleciona artistas para participação em residências
A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (SAMALG), através do projeto “Trânsitos Excêntricos — programa de residências no MALG”, abriu edital para seleção de artistas individuais ou coletivos de arte participarem de residências com tema “migrações”.
Os selecionados participarão de residências híbridas, com ações presenciais e virtuais, com o acompanhamento dos curadores, da equipe do MALG e do educativo do programa a fim de estreitar a conexão e proporcionar novos diálogos com o acervo do Museu. Os resultados dessas experiências serão organizados em uma exposição final no MALG, seja com obras desenvolvidas no decorrer do projeto ou ainda com materiais de registro que contemplem essas interações.
A inscrição para a seleção se dará a partir do preenchimento do formulário do programa. Através do edital, serão escolhidas duas pessoas candidatas: uma na categoria de artista local (domiciliada em Pelotas-RS) e uma na categoria de artista regional (domiciliada no Estado do Rio Grande do Sul, exceto em Pelotas). Serão concedidas, a cada selecionado, (artista ou coletivo), uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,5 mil.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2023. O edital, o formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis na página do programa no site do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.
Proposto pela Sociedade Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e produzido em parceria entre o Laboratório de Curadoria do MALG – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Academia de Curadoria – Universidade de Brasília (UnB), o projeto está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.