Coral UFPel encerra 2022 em Concerto do Conservatório de Música

O Coral UFPel se despede de 2022 em concerto no dia 7 de dezembro, às 20h, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, sob regência de Leandro Maia, preparação vocal de Cristine Bello Guse e orientação cênica de Giselle Cecchini.

Em constante transformação e agregando novas vozes o grupo apresenta o repertório desenvolvido em 2022 mesclando antigos e novos integrantes, dentre membros da comunidade em geral, estudantes, técnicos-administrativos, docentes e estudantes. No repertório, arranjos originais, composições exclusivas e peças consagradas do repertório coral, com especial destaque à solista Izabella Domingos (soprano).

1) Três Cantos Nativos Kraó (ambientação: Marcos Leite)

2) Little Song – Estudo Coral nº 1 – Leandro Maia

3) El Tungue Lé – (Eduardo Mateo, arr.: Leandro Maia)

4) Cantares (Ronaldo Miranda/texto: Walter Mariano) – Solista Izabella Camilla

5) Sorri Que o Sol Há de Brilhar Mais Uma Vez (Smile – Turner, Parsons, Chaplin – arr. by Ben Bram Versão: Djavan – Adaptação Leandro Maia; O Sol Nascerá – Cartola/Elton Medeiros – arr. Leandro Maia; Juízo Final (Nelson Cavaquinho/Élcio Soares, arr. Leandro Maia).

SERVIÇO:

Concerto Coral UFPel

Data: 07/12/2022

Horário: 20h

Local: Conservatório de Música da UFPel – R. Félix Xavier da Cunha, 651 – Centro, Pelotas

Classificação: Livre para todos os públicos

Sobre o Coral UFPel

Antes mesmo de completar dez anos de existência, a Universidade Federal de Pelotas já vislumbrava a importância de uma ação que representasse a instituição e servisse como elo de integração com a comunidade. Tendo a música vocal coletiva como ferramenta de extensão universitária e instrumento de convívio social através da música, surge o Coral UFPel, fundado em 1973 sob regência do Maestro Romeu Tagnin. Sendo o projeto de extensão mais longevo em atividade, o Coral UFPel está prestes a completar 50 anos de existência como representante oficial da Universidade Federal de Pelotas em solenidades e eventos artísticos e culturais. Ao longo de sua história, diversas gerações de cantores e regentes passaram pelo grupo, que se consolidou como uma referência na cidade, promovendo e participando de concertos, festivais, ensaios abertos e audições comentadas. O Coral prepara os festejos de seu cinquentenário com concertos, gravações e publicações.

A missão do Coral UFPel é transcender as fronteiras entre erudito e popular, antiguidade e novidade, sacro e secular. A integração entre saberes acadêmicos e epistemologias da cultura popular é potencializada pelos entrecruzamentos entre música coral e canção popular. A integração interdisciplinar com áreas como Artes Cênicas, Artes Visuais, Letras, Linguística, Antropologia, Filosofia, Educação e Ciências Sociais, entre outras, oferece novas perspectivas de atuação do Coral UFPel, sempre honrando sua história e o legado de centenas de cantores que passaram por diversas formações, repertórios e regentes.

Equipe de Coordenação:

Flávio João Forlin

Juan Carlos Piñango Contrera

Informações: coralufpel@gmail.com leandro.maia@gmail.com

Publicado em 01/12/2022, na categoria Notícias.