Progep realiza campanha alusiva ao Setembro Amarelo

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), está realizando uma campanha de conscientização e prevenção alusiva ao Setembro Amarelo, com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre os cuidados em saúde mental, dentro da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio.

Falar sobre suicídio ainda é um tabu na sociedade e o mês de setembro oportuniza a divulgação de informações sobre o tema, além de campanhas e ações que possibilitam o acesso das pessoas aos recursos de prevenção. A primeira medida de prevenção é a educação. Desta forma, surge a necessidade de falar sobre o assunto, atentando para que a comunicação aconteça de forma ética, coerente e respeitosa.

É importante destacar que o suicídio é um fenômeno complexo, que não tem uma só causa, envolvendo a interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais. Desta forma, é importante a identificação de sinais de alerta e o auxílio à pessoa que está pensando em suicídio.

O sofrimento emocional é algo pessoal e singular, não pode ser medido a partir da experiência de outra pessoa. Portanto, não julgue, acolha. Demonstre cuidado e afeição. A prevenção do suicídio é uma responsabilidade de todos nós, não se limita à rede de saúde, deve ir além dela, sendo necessárias medidas em diversos âmbitos da sociedade.

Se você é servidor da UFPel e precisa de apoio, para si ou para algum colega, saiba que pode fazer contato com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida através do e-mailsaude.servidor@ufpel.edu.br.

Se você está em sofrimento emocional, não hesite em buscar ajuda. Cuide-se! Sua vida importa!

Confira alguns sinais de alerta para o risco de suicídio:

– Tristeza intensa

– Isolamento social

– Perda de interesse pelas coisas e falta de planos futuros

– Expressão de ideias ou de intenções suicidas (falar frases como “tenho vontade de sumir”, “você estaria melhor sem mim”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”)

– Alterações repentinas no comportamento

– Sentimento de inutilidade, vergonha ou culpa

– Despedir-se das pessoas como se não fosse vê-las novamente e organizar pendências –resolver brigas, doar objetos pessoais valiosos (sinalizando comportamentos de “fechamento”)

Importante: Esses sinais não devem ser considerados isoladamente, assim como não devem ser interpretados como chantagem ou ameaça, mas como indícios de um risco real.

Saiba como ajudar alguém que está pensando em suicídio:

– Busque acolher e escutar verdadeiramente essa pessoa. Mostre que você se importa, e não faça julgamentos.

– Incentive-a a buscar ajuda profissional e, se for possível, apoie o tratamento – você pode acompanhá-la na consulta médica ou psicológica, por exemplo.

– Acione a rede de apoio dessa pessoa (faça contato com familiares, amigos ou pessoas próximas).

Saiba onde buscar ajuda:

– Serviços de saúde

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Unidades Básicas de Saúde (UBS); serviços de clínica-escola das universidades locais; profissionais especializados (psicólogos e psiquiatras);

– Centro de Valorização da Vida (CVV)

Serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Os contatos com o CVV podem ser feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

– Em caso de emergência

Hospitais, Pronto Socorro, Hospital psiquiátrico, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – ligação para 192.

Publicado em 14/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Prevenção, Saúde Mental, setembro amarelo, suicídio.