Hospital Escola tem 98% de economia com mudança em telefonia

Uma economia de R$ 371 mil: essa é a estimativa de redução de gastos com telefonia no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) após a implantação do sistema de telefonia de voz sobre IP (VoIP), que utiliza a internet para realizar as chamadas.

A comparação é realizada entre a última conta telefônica deste ano e a média mensal do ano de 2017, a partir do qual o novo protocolo passou a ser adotado. Contas de telefonia fixa, que antes montavam em torno de R$ 14 mil, caíram para apenas R$ 300,00 mensais, aproximadamente. Em números totais, em 2017 o HE teve custos totais com telefonia de mais de R$ 164 mil; já em 2021, estes mesmos custos foram de pouco mais de R$ 56 mil. A projeção para 2022 é de um custo total aproximado de R$ 4 mil para o ano todo.

Nesse período de cinco anos, o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), por meio de sua equipe de analistas e técnicos, trabalhou desde o projeto inicial até sua conclusão, para gradativamente substituir o sistema de telefonia legado, otimizando o serviço ao mesmo tempo em que reduzia seus custos. Nesse contexto, foram substituídos todos os aparelhos existentes por telefones IP, bem como com a implantação de uma central telefônica VoIP. A gradativa migração do sistema de telefonia resultou no desligamento de 33 linhas telefônicas, antes necessárias no modelo analógico.

Dessa forma, o HE foi, aos poucos, desligando os dois troncos de telefonia – com 30 e 10 canais, respectivamente -, o canal analógico de voz e as 31 linhas telefônicas que possuía. Junto à migração para o sistema VoIP, ocorreu também a mudança de operadora, para um contrato economicamente mais vantajoso.

Hoje, o hospital opera apenas com um tronco de telefonia, suficiente para atender todos os prédios que compõe o HE. Por fim, foi implantado ainda um gateway GSM, que desvia ligações internas para celular através de um chip específico para esse tipo de ligação.

Publicado em 19/07/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.