UFPel formaliza parceria com a Associação Otroporto

Protocolo prevê ampliação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foto: Nádia Alves

A comunidade acadêmica e da região do Porto, em Pelotas, já participam de diversos projetos de arte e cultura resultantes da parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a associação filantrópica Otroporto – Indústria Criativa: sessões de cinema, dança, festivais de música e grafite são algumas das ações no cotidiano da Universidade e entorno. Para ampliar as possibilidades de atuação conjunta, a relação entre as duas instituições foi oficializada, com a celebração de protocolo de cooperação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, e o presidente da Associação Otroporto, Marcos Fonseca, formalizaram o vínculo institucional na tarde de quarta-feira (15/6), no estande da UFPel na Fenadoce. A assinatura do protocolo de intenções, explica a reitora da UFPel, busca manter as ações já desenvolvidas e “articular novos projetos em comum” para a região onde a UFPel e a Otroporto estão sediadas: a zona portuária de Pelotas.

Dois dos projetos possíveis, a partir do protocolo de intenções, são a revitalização da Praça de Alfândega (em frente ao Centro de Engenharias da UFPel) e a criação de uma horta urbana em área lindeira ao Núcleo de Transportes da Universidade (Rua Conde de Porto Alegre). A experiência da Otroporto com o projeto “hortas urbanas” no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), motivou a celebração do protocolo. A ação busca desenvolver cursos de agricultura, recuperação de espaços urbanos subutilizados e segurança alimentar. Como resultado, conforme o coordenador de projetos da Otroporto, Duda Keiber, cerca de 150 kg de alimentos orgânicos são distribuídos por mês ao Hospital Universitário da Furg e a lares assistenciais em Rio Grande.

Aproximar para Construir

O termo de intenções firmado com a Otroporto, conforme o pró-reitor de extensão e cultura, Eraldo Pinheiro, integra o movimento institucional de aproximação da UFPel com a comunidade, para potencializar a troca de saberes, a formação acadêmica e a otimização de recursos públicos, em face do contexto de crise econômica, social e política. “O nosso carro-chefe é formação dos nossos estudantes, compreendendo as necessidades das comunidades e trazendo para dentro da UFPel e, a partir disso, gerar conhecimento e levar para a comunidade, assim como aprender com os saberes que já estão sendo desenvolvidos”, justifica.

A Universidade, nessa linha, mantém outros protocolos de cooperação, já firmados ou em desenvolvimento com a Academia do Samba, a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) e a Casa da Música. Outros programas da Universidade, com o Andorinha e os desenvolvidos no Hospital Escola (HE), buscam fortalecer a atuação extensionista: interação social, troca e construção de saberes.