Projeto ỌMỌ KÉKÈRÉ – Primeira Infância de Terreiro seleciona estudantes voluntários

O projeto de pesquisa ỌMỌ KÉKÈRÉ – Primeira Infância de Terreiro está selecionando estudantes de graduação e pós-graduação voluntários/as, com matrícula regular na UFPel, praticantes de Tradições de Matriz Africana a colaborarem com a pesquisa.

O projeto compõe as atividades do “Núcleo de Estudos e Pesquisas E’LÉÉKÒ”, vinculado ao curso de Psicologia da UFPel e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e tem como objetivo compreender de que modo crianças na primeira infância produzem culturas infantis de terreiro e experienciam o racismo e o racismo religioso em espaços de acesso a políticas públicas de saúde e de educação.

Serão participantes crianças de terreiro, de zero a seis anos de idade, suas responsáveis legais (pessoas adultas maiores de 18 anos) e uma liderança de sua comunidade tradicional de terreiro de matriz africana, que se dispuserem a contribuir com as discussões propostas pelo projeto.

Serão utilizados diferentes instrumentos e técnicas de coleta de informações, alguns para pessoas adultas, outros para as crianças: questionário, entrevista semiestruturada, entrevista dialogada mediada pela ludicidade, análise documental, observação participante e diário de campo.

Para a análise do conjunto das informações, haverá cotejo entre os diferentes corpus de análise a partir da construção de uma gira-mapa. O estudo tem a potência de apontar caminhos que fortaleçam os modos de cuidado da primeira infância de terreiro, por meio do diálogo e do compartilhamento de conhecimentos com comunidades tradicionais de terreiro de matriz africana, com vistas à proposição de políticas públicas que alcance essa parcela da população.