Enade: autorizada alteração do município de aplicação das provas do Enade 2021 para concluintes em ensino remoto
Nesta sexta-feira (27) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou normativa alterando o edital nº 36/2021, que rege a edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para a inclusão de mais uma possibilidade de alteração de município de aplicação das provas da avaliação. Leia o documento na íntegra aqui.
Até então, somente os alunos concluintes que estejam cursando atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, na data de aplicação das provas, em instituição conveniada com a IES de origem, poderiam solicitar aos coordenadores de curso a alteração do local de prova, para realizar a prova no mesmo município onde estiver cumprindo a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local.
A partir de agora, os alunos que se encontrarem fora do município sede de seu curso ou polo de apoio presencial, em ensino remoto emergencial, na data da prova, também poderão solicitar ao coordenador de curso ao qual estão vinculados a alteração do local de aplicação de prova, desde que esteja prevista aplicação de prova para a sua área de avaliação naquele local.
Traz a retificação do Edital: “Excepcionalmente, o estudante concluinte habilitado, devidamente inscrito pela IES, que, em decorrência da Pandemia de Covid-19, esteja realizando atividade remota ou não presencial fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, poderá realizar a prova no município em que estiver residindo na data de aplicação da prova do Enade, desde que esteja prevista aplicação de provas do Enade 2021 naquele município”.
O documento destaca ainda que nesta situação, o coordenador de curso é quem poderá realizar a alteração do município de prova, em funcionalidade própria do Sistema Enade, observando o mesmo período destinado à alteração do local de prova do estudante vinculado a curso de Educação a Distância (EaD) ou que esteja em mobilidade acadêmica.
Essa solicitação de alteração de local de prova deve ser feita pelo coordenador do curso ao qual o aluno está vinculado até o dia 31 de agosto, conforme edital INEP nº 36/2021.
A prova está marcada para ocorrer no dia 14 de novembro de 2021, a partir das 13h, horário de Brasília.
Na UFPel, os alunos ingressantes e concluintes dos seguintes cursos devem ser inscritos, conforme os termos do edital da edição:
a. Artes Visuais – Licenciatura;
b. Ciência da Computação;
c. Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura;
d. Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura;
e. Educação Física – Bacharelado e Licenciatura;
f. Filosofia – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
g. Física – Licenciatura;
h. Geografia – Bacharelado e Licenciatura;
i. História – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
j. Letras – Português;
k. Letras – Português e Espanhol;
l. Letras – Português e Inglês;
m. Matemática – Presencial e EaD;
n. Música – Licenciatura;
o. Pedagogia (vespertino e noturno);
p. Química – Bacharelado e Licenciatura; e
q. Química Forense.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais.
O Exame é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.
O edital do Enade 2021 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível aqui.
Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, esses não participam da prova, tendo sua regularidade atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso.
Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, dentro dos prazos do edital.
O Cadastro do estudante concluinte já está disponível para os alunos que já foram inscritos, e deve ser preenchido até 13 de novembro de 2021.
Já o questionário do estudante concluinte será aberto a partir de 30 de agosto e deve ser preenchido também até 13 de novembro de 2021.
Além disso, os alunos concluintes que necessitarem de Atendimento Especializado ou de Tratamento pelo Nome Social podem fazer a solicitação diretamente no sistema Enade, de 30 de agosto a 03 de Setembro de 2021.
O sistema Enade pode ser acessado neste link.
Quem deve ser inscrito?
a. Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29 de agosto de 2021);
b. Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021(29 de agosto de 2021), ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.
Quem faz a Prova?
Os estudantes concluintes dos bacharelados e das licenciaturas avaliados no Enade 2021, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.
Questionário do Estudante
Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 14 de novembro.
O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.
Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas.
Para auxiliar os coordenadores de curso e os alunos participantes do Enade 2021, o Núcleo de Regulação de Cursos, da Superintendência de Gestão da Informação e Comunicação, desenvolveu um cartaz e um manual auxiliar com um resumo das principais regras e informações do edital INEP nº 36/2021.
O Cartaz e o Manual não dispensam discentes e coordenadores de curso da responsabilidade de ter conhecimento de todas as Portarias, Editais, Diretrizes das Provas e demais documentos oficiais acerca do ENADE 2021, disponíveis no site do INEP, neste link.
É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 36/2021 para mais detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.
O cartaz pode ser acessado aqui e o manual neste link.