Início do conteúdo

Projeto do Teatro lança Três Poemas com o auxílio do Google

O projeto de pesquisa do curso de Teatro da UFPel Teatro, Performance e Política lançará, no próximo dia 23 de abril, a performance poética em vídeo “A mulher pensa”, o primeiro dos “3 Poemas com o auxílio do Google”, da poeta pelotense Angélica Freitas. O segundo e o terceiro poemas, “A mulher quer”, e “A mulher vai”, serão lançados respectivamente nos dias 30/04 e 07/05.

O projeto, criado em 2020 pelo professor do curso Daniel Furtado, dedica-se a estudar, investigar e descrever a relação entre teatro, performance e política, observando as estratégias cênicas e as dramaturgias de espetáculos e performances que têm em sua estrutura um questionamento da forma como a sociedade brasileira se organiza. O projeto busca, por um lado, reaproximar da própria discussão do que é uma ação política, enquanto algo que é inerente aos cidadãos de uma comunidade (no caso, a polis, a cidade). Por outro, tenta ver como a arte e os artistas estão questionando os discursos hegemônicos, as estruturas de poder, a violência e as discriminações do dia-a-dia, criando obras que problematizam o racismo, a homofobia, o machismo e outros tantos comportamentos discriminatórios.

Depois de lançar em novembro do ano passado a vídeo-performance “Era uma vez um Brasil conservador”, da poeta Bell Puã, por ocasião do ato #Nãoaoestupro, o grupo de pesquisa voltou-se para a obra de Angélica Freitas, e decidiu trabalhar com os “3 poemas com o auxílio do Google”.

A escolha se deu pela maneira como os poemas discutem a posição da mulher através de frases que trazem impressões, lugares-comuns, fatos e ideias pré-concebidas e aceitas pelo senso comum da sociedade, e que terminam por desestabilizar esse senso comum.

As integrantes do projeto, Angélica da Veiga, aluna do curso de música-bacharelado, Letícia Melo, aluna do curso de Teatro, e Raíssa Bandeira, ex-aluna do curso e atualmente professora no município de Estrela/RS, atuaram e gravaram os vídeos das performances, sob a direção do coordenador da pesquisa, Daniel Furtado.

O lançamento das vídeo-performances será pelos canais do youtube do projeto – Teatro, Performance e política – e do instagram – @teatroepolítica -, nos dias 23/04. 30/04 e 07/05, sempre às 20h.