Início do conteúdo

Mês da Pessoa Servidora: programação especial destaca bem-estar e liderança feminina

O mês de outubro na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está sendo dedicado à celebração e valorização de seus profissionais com uma vasta programação pela passagem do Mês da Pessoa Servidora. O evento oferece, até o fim do período, uma série de atividades focadas em saúde integral, bem-estar e integração. A organização é da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) em parceria com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), ambas da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep).

A programação diversificada buscou atender tanto às necessidades de desenvolvimento profissional quanto ao cuidado com a qualidade de vida. Entre as atividades mais procuradas estiveram a Oficina de Aromaterapia, a palestra “Do Grão à Xícara: os Segredos dos Cafés Especiais”, oportunidades de autocuidado, como “Mindfulness”, a visita ao Projeto Pet Terapia e a atividade sobre Plantas Medicinais.

Foco na Saúde Física e Integração
A programação destacou a importância da atividade física para a saúde e a prevenção de doenças. A 3ª Edição do Torneio de Vôlei – em alusão também às campanhas nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul -, promoveu a integração e o espírito esportivo entre as equipes da Universidade. A Trilha no Centro Agropecuário da Palma ofereceu contato com a natureza, incentivando o movimento e o relaxamento em um ambiente diferente.
Conforme a comissão organizadora, as ações de esporte e lazer sublinham o compromisso da Progep em estimular um estilo de vida ativo, essencial para a manutenção da saúde física e mental da pessoa servidora em seu ambiente de trabalho.

Liderança Feminina em Foco
Em paralelo às celebrações do Mês do Servidor, a UFPel também promoveu o Encontro de Mulheres Gestoras, uma iniciativa que integra o Programa Mulheres Líderes. O evento gerou debates relevantes sobre os desafios da liderança feminina e o impacto da presença de mulheres em cargos de gestão na instituição.

Últimos Eventos do Mês
A programação se estende até o final de outubro, com atividades que reforçam a saúde e a cultura.

28/10 – PICS no Deck (Manhã e Tarde): dia dedicado às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com sessões de Auriculoterapia, Reiki e Mindfulness. Na sessão da manhã, haverá também Hatha Yoga. No período da tarde, haverá ainda escalda-pés.

28/10 – Aulão de Ritmos:
uma atividade dinâmica para encerrar a terça-feira com movimento e energia. Das 16h às 17h, no Deck do Campus Anglo.

30/10 – Uma Tarde Terapêutica com Chás e Origamis – A Lenda do Tsuru: uma oficina que unirá a arte da dobradura com o relaxamento proporcionado pelo chá. Das 14h às 16h, na Editora da UFPel.

31/10 – Conectar-se a partir da Linguagem Teatral: uma oficina para desenvolver a comunicação e a expressão através de técnicas de dramaturgia. Das 10h às 11h30min, na sala Carmen Biasoli – Centro de Artes.

Mais detalhes sobre as atividades e orientações para inscrição estão disponíveis na página da Progep.

Galeria de Imagens
A Progep também lançou uma galeria de imagens que reunirá registros fotográficos das diversas ações e eventos em destaque promovidos pela Pró-Reitoria, dentre eles as atividades do Mês da Pessoa Servidora.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades realizadas em prol da comunidade universitária, além de construir uma memória das ações institucionais em destaque da Progep.

Planejamento de Comunicação Dirigida
A Progep também está lançando o questionário do Planejamento de Comunicação Dirigida, uma ação voltada a fortalecer o diálogo com as pessoas servidoras e aprimorar os processos de comunicação interna. O formulário será disponibilizado em breve.

A proposta é ouvir a comunidade universitária (somente servidores) sobre como a Progep comunica suas ações, quais canais são mais efetivos e de que forma as informações podem chegar de maneira mais clara e acessível.

O levantamento faz parte da construção do novo Planejamento de Comunicação Dirigida da Progep, que orientará as estratégias e práticas comunicacionais da Pró-Reitoria. Através dessa iniciativa, a Progep quer compreender as diferentes realidades e percepções dos servidores para planejar uma comunicação que seja realmente útil, transparente e próxima. Esse é um processo de escuta e construção conjunta, por isso a participação de todas as pessoas servidoras é considerada fundamental.