Nota da Gestão – Assaltos na região do Campus Porto
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa que, diante dos recentes assaltos ocorridos no entorno do Campus Porto, assim que tomou conhecimento, buscou de imediato o diálogo com os órgãos de segurança pública. Como resultado, a Brigada Militar ampliou o efetivo na região, e a Polícia Civil iniciou investigações. Além disso, a instituição reforça a presença da segurança motorizada da Universidade nos espaços próximos aos ocorridos.
Na manhã do dia 27 de março, tomou-se conhecimento de que estão sendo divulgadas, de maneira equivocada, informações falsas sobre a autoria dos assaltos. Desde o primeiro momento, a UFPel tem acompanhado a situação, e a equipe da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) já entrou em contato com a família e a escola das pessoas erroneamente associadas aos crimes.
A Universidade repudia veementemente esse equívoco e, junto com a direção da escola, iniciou tratativas para uma ação conjunta de educação étnico-racial. Reafirmamos nosso compromisso com a justiça social, o respeito à diversidade e a responsabilidade na difusão de informações.