Início do conteúdo

UFPel sediará a 53ª edição dos Encontros Nietzsche Mercosul 

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediarão a 53ª edição dos “Encontros Nietzsche Mercosul”, evento que reúne filósofos e pesquisadores da área. A atividade é organizada pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e conta com o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) da CAPES.

O evento contará com 25 palestrantes, incluindo convidados internacionais da Argentina, Chile, Peru e Uruguai, além de pesquisadores de universidades brasileiras de diversas regiões, como Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

Histórico do Evento

Os Encontros Nietzsche são uma tradicional iniciativa do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), fundado na Universidade de São Paulo (USP) pela professora Scarlett Marton. Pelotas tem sido palco desse evento em seis edições ao longo dos últimos 30 anos, com a primeira participação ocorrendo em 1997, sob a organização do professor Clademir Araldi. Desde então, o evento percorreu diversas cidades, consolidando-se como um espaço de debate sobre as ideias de Friedrich Nietzsche e suas implicações filosóficas.

Entre os principais encontros realizados em Pelotas, destacam-se a edição de 2003, dedicada à homenagem ao filósofo Gerd Bornheim, e as edições de 2004, 2009, 2011 e 2013, que abordaram temas como a transvaloração dos valores.

Programação

O 53º Encontros Nietzsche – Mercosul terá lugar no Miniauditório 1 do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CEHUS / UFPel). A programação completa do evento está disponível para consulta aqui.

Sobre o GEN

O Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros e europeus da filosofia nietzschiana. Fundado por Scarlett Marton em 1996, o GEN esteve, de início, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações acerca do pensamento nietzschiano e julga que, para tanto, é essencial promover a discussão acerca das mais variadas interpretações dos textos do filósofo.

Para mais informações sobre o GEN, acesse aqui.

Publicado em 14/11/2024, na categoria Notícias.