Novo HE: “Este sonho já é uma realidade”, diz reitora em coletiva

“Ouvimos muitas vezes que não conseguiríamos tirar esse projeto do papel. Mas esse sonho já é uma realidade.” Com essas palavras, a reitora da Universidade Federal de Pelotas finalizou, na tarde desta quinta-feira (11), coletiva de imprensa realizada para marcar o início do processo licitatório da construção do bloco principal da nova sede do Hospital Escola da UFPel.

Publicado na última segunda-feira (8) no Diário Oficial da União, o edital de licitação aceitará inscrições de empresas por 25 dias úteis; a abertura das propostas ocorrerá no dia 12 de agosto, às 9h. O regime de contratação será o de empreitada por preço global, pelo qual se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

Durante a coletiva, tanto a reitora quanto a superintendente do Hospital Escola, Carolina Ziebel, trouxeram detalhes sobre o processo. De acordo com as gestoras, caso as etapas transcorram sem dificuldades, a assinatura do contrato já poderá ocorrer no mês de setembro, com previsão de início da obra no mês seguinte. E caso ocorra sem percalços, a obra poderá ser entregue no ano de 2027.

Em vídeo exibido na abertura da entrevista coletiva, Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra a rede de hospitais universitários federais, reafirmou o compromisso do Governo Federal com a UFPel e o Rio Grande do Sul ao garantir os recursos na ordem de R$ 265 milhões para a construção. “Vamos dotar a UFPel com um dos mais modernos e eficientes hospitais universitários do país”, destacou Chioro.

Já a reitora Isabela resgatou a trajetória realizada até o momento para que a construção saísse do papel. Até que a obra fosse garantida pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um grande esforço foi demandado da UFPel e do HE para que o projeto fosse apresentado e encampado em diversas instâncias de governo. Passos fundamentais, segundo Isabela, foram a apresentação de um projeto factível e a inclusão da iniciativa no Plano Plurianual, no qual ficou eleito em primeiro lugar como projeto de infraestrutura em saúde.

A superintendente celebrou que o novo projeto, além de trazer uma ampliação numérica de capacidade do hospital, também permitirá o atendimento de maior complexidade nos casos. Essa mudança trará um grande impacto para o sistema de saúde da região, reduzindo o número de pacientes encaminhados para hospitais da região metropolitana. Apoiado pelas novas ferramentas de diagnóstico e pela concentração estrutural, poderá decorrer a diminuição no tempo de internação, o que permitirá uma maior rotatividade de pacientes.

“O novo HE é uma construção bastante costurada; é um projeto de paredes, mas também de construção de serviços, baseados na ciência”, salientou a superintendente. Carolina ainda destacou que, com a mudança para a nova sede, novas especialidades deverão ser incorporadas aos atendimentos do hospital, qualificando ainda mais os serviços. Essas novas áreas serão construídas em conjunto com a Universidade, de forma que sejam aproveitadas as potencialidades encontradas nos cursos da UFPel. “Queremos que haja cada vez mais professores e pesquisadores realizando ações dentro do HE”, disse ela.

Apesar de já ter garantido os recursos para a construção e o provimento de pessoal para o novo dimensionamento de leitos do HE, a reitora da UFPel ressaltou que ainda será necessária a articulação das lideranças da região para que a nova casa de saúde seja mobiliada e equipada; os valores estimados para tal etapa estão na casa de R$ 70 milhões.

O sonho da sede própria

A construção da sede própria do Hospital Escola é mais que uma demanda antiga da comunidade da região de Pelotas. É uma obra que transformará de forma marcante os serviços locais de saúde. Atualmente, o HE UFPel é o único hospital da rede Ebserh a não possuir sede própria, dependendo de prédio alugado para a área de internação e edificações descentralizadas para acolhimento de demais serviços.

A licitação anunciada esta semana é relativa à construção de dois novos blocos, que se somarão à estrutura já existente na avenida Almirante Guilhobel, nos fundos do Campus Fragata da UFPel. O bloco 3 já é uma realidade em funcionamento desde 2020, onde já funcionam a Unidade de Oncologia, a Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa. A este serão somadas novas áreas, que sediarão os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar.

Quando finalizado, o novo HE UFPel terá 274 leitos de internação – um acréscimo de aproximadamente 40% – nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e precaução, centro cirúrgico, centro de parto normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico. Somam-se a estes uma área de internação em saúde mental. Notável crescimento se dará também no número de leitos de terapia intensiva, que mais que dobrarão.

Serão construídos oito pavimentos no Bloco 1, sendo que dois já preveem uma ampliação futura de capacidade. No total, a obra atingirá mais de 46 mil metros quadrados.

A obra do novo Hospital Escola faz parte do novo PAC. Do valor total prometido pelo Governo Federal, cerca de R$ 1,5 bilhão serão destinados aos hospitais universitários federais; deste montante, quase um quinto serão destinados à obra do HE UFPel, constituindo a principal obra de infraestrutura desse setor.

Publicado em 12/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.