UFPel participa da Conferência e Expo Anual NAFSA 2024

A UFPel esteve presente no maior evento de universidades do mundo, a NAFSA (International Education Association) – Annual Conference & Expo. O evento foi realizado ao final do mês de maio em New Orleans, Estados Unidos. A Coordenadora de Relações Internacionais, Profa. Renata Bielemann, participou representando a UFPel.
Na conferência foram tratados temas de relevância global, como racismo, inclusão, objetivos de desenvolvimento sustentável, equidade de gênero, migração, conflitos e acolhimento de refugiados. Além do componente acadêmico, o evento tinha como destaque uma grande feira internacional de instituições, em que os aproximadamente 10.000 inscritos puderam compartilhar informações e divulgar as suas instituições, além de construir novas e consolidar redes e parcerias já existentes de colaboração. Nesse espaço, os Ministério da Educação e de Relações Exterior, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) promoveram espaço de divulgação das instituições brasileiras através do estande “Study and Research in Brazil”. O espaço, com identidade visual própria, foi ponto de encontro das mais de 30 instituições de ensino superior brasileiras que participaram da NAFSA 2024, além de dispor de mesas compartilhadas que viabilizaram o agendamento de reuniões entre instituições brasileiras e parceiras internacionais.

As reuniões, agendadas anteriormente ao evento ou no próprio local, objetivaram atrair possibilidades de cooperação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFPel com instituições de diferentes países. Já no retorno do evento, os contatos com instituições de países como Eslováquia, Espanha, Croácia, Portugal, Colômbia, Polônia, França e República Tcheca estão sendo retomados fazendo-se as conexões com algumas unidades acadêmicas, cursos e docentes da UFPel, conforme os interesses em comum de cooperação. A participação na NAFSA 2024 e também no evento da European Association for International Education, prevista para ocorrer na França em setembro visa ampliar as colaborações internacionais nas atividades-fim da universidade, além de ampliar as oportunidades de mobilidade acadêmica para estudantes, docentes e técnicos-administrativos, inclusive através de fomento internacional, como pela iniciativa Erasmus+.

A coordenadora de Relações Internacionais (RI) da UFPel, Renata Moraes Bielemann, também Coordenadora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES) da Andifes,  destacou a importância da presença das universidades federais na conferência que, tradicionalmente, reúne mais de 10 mil pessoas e que discute as principais pautas sobre internacionalização da educação superior. Entre as quais, política de inclusão, desafios migratórios, tratativas sobre metas de desenvolvimento sustentável e equidade de gênero.

“Além de discutir esses temas transversais, o evento representa importante janela de oportunidades para as universidades federais. São realizadas reuniões bilaterais entre as diferentes universidades com a finalidade de estimular colaborações científicas, financiamento a projetos e mobilidade acadêmica de docentes, de gestores e de estudantes”, disse Renata.

Publicado em 11/06/2024, nas categorias Destaque, Notícias.