Projeto “Redes e políticas públicas de atenção ao Transtorno do Espectro Autista” seleciona bolsista de Design

O projeto “Redes e políticas públicas de atenção ao Transtorno do Espectro Autista: leis, políticas, cenário atual e desafios” está selecionando bolsista de Apoio à Divulgação Científica. As inscrições já estão abertas. Confira:

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE APOIO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – ADC / CNPq (Área: Design)

Projeto “Redes e políticas públicas de atenção ao Transtorno do Espectro Autista: leis, políticas, cenário atual e desafios”, da UFPel em parceria com outras instituições.

ÁREA: Design

Podem se candidatar à vaga alunos matriculados nos cursos de graduação em Design Gráfico e Design Digital da UFPel e do Bacharelado em Design do IFSul, que tenham interesse em assuntos relativos à saúde pública, SUS e autismo.

Duração da bolsa: 12 meses

Início da bolsa: 01/05/2024

Valor: R$ 700,00

Carga horária: 20h semanais

Inscrições: até 15/03/24 (sexta-feira), às 23:59, pelo preenchimento do formulário, disponível no link: https://forms.gle/qNqy5Sa1oiVKexDf8

Sobre o projeto:

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. A identificação e diagnóstico precoces na infância e o acesso a uma rede de cuidados com diferentes profissionais são fundamentais para a identificação dos sintomas e o estímulo ao desenvolvimento por meio de tratamento adequado. Inúmeras terapias precisam ser implementadas conforme o crescimento e desenvolvimento de pacientes. As leis e políticas para a garantia de atenção ao TEA no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrem das lutas de associações de pais e cuidadores, sendo o cuidado inserido na Rede de Atenção a Pessoas com Deficiência. Porém, atualmente, a conquista por profissionais e centros especializados no SUS são obtidas por meio de articulações regionais. Inúmeras crianças e adolescentes ainda não têm garantia de acesso ao diagnóstico precoce e as terapias multidisciplinares no sistema público. Outro ponto social relevante é o impacto na qualidade de vida que o TEA causa aos pacientes e seus cuidadores, desde a investigação para o diagnóstico ao tratamento com longas jornadas de terapias. Revisar as redes de atenção à saúde para o TEA é relevante para análise detalhada da organização dos serviços de saúde dentro do SUS, bem como das complexas articulações intersetoriais entre as redes de saúde, assistência e educação em cada um dos estados e regiões do país. Um dos pontos cruciais que motivam as revisões das redes de atenção para o TEA é a possibilidade de identificar a inexistência de profissionais especializados e regiões do país que carecem de centros de atendimento especializados, assim como, de encontrar o cenário oposto que pode servir de modelo para a elaboração de novas diretrizes. Este projeto visa realizar uma avaliação da rede de atenção primária e secundária. Na primária, no que se refere a suspeita e encaminhamento para a avaliação e diagnóstico precoce do TEA, e secundária, sobretudo, nos centros especializados ao atendimento para as pessoas com deficiência.

Coordenação: professora Juliana Vaz (Programa de Pós-graduação em Nutrição, Faculdade de Nutrição, UFPel) e Kamila Grokoski (Pós-doc UFPel).

Equipe: Grupo interdisciplinar e interinstitucional, com professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação.

Atribuições do(a) aluno(a) bolsista da área de design: Criação da identidade visual, desenvolvimento de materiais gráficos impressos, digitais e virtuais (cartazes, fliers, folders, catálogos, E-books, cards, informativos, etc.), gerenciamento do site, das redes sociais e outros plataformas, criação de conteúdo para as redes sociais com informações, resultados e temas afins à pesquisa (TEA, acesso à saúde, políticas e direitos, etc.), para divulgação do projeto das Redes TEA. O(A) bolsista atuará em uma equipe interdisciplinar, com pesquisadores de diversas áreas e será orientado, em seu trabalho específico, pela professora Chris Ramil, do Centro de Artes/UFPel e integrante do grupo da pesquisa.

INFORMAÇÕES: projetoredestea@gmail.com