UFPel promoverá 2º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti

Diante do cenário de alerta em todo o país pelo avanço da dengue, a Comissão de Combate ao Aedes aegypti na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove mais uma edição do mutirão contra o inseto, transmissor da doença. As ações iniciam na segunda-feira (04) e se estendem durante o mês de março, em diversos prédios da Universidade.

O mutirão contará com a participação de agentes de endemias ligados às Secretarias Municipais de Saúde de Pelotas e do Capão do Leão. Em cada local visitado, será realizada uma conversa sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito e outras orientações relacionadas ao tema. Os agentes, acompanhados de integrantes da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti da UFPel, também realizarão vistoria nos locais.

A presidente da Comissão, Tânia Vieira, lembra que é importante que a comunidade acadêmica esteja atenta e colabore para evitar a proliferação dos mosquitos, observando as medidas de prevenção. Em caso de suspeita de locais dentro da Universidade que possam ser propícios ao mosquito, o comunicado pode ser feito à Superintendência de Infraestrutura pelo telefone (53) 3284-3910. “Devido aos altos índices de dengue no país e na região, precisamos reforçar os cuidados”, ressaltou.

O Rio Grande do Sul registra a terceira maior letalidade pela dengue do país, com oito óbitos confirmados. O Estado também registra um aumento de 1.100% no número de casos confirmados nas últimas quatro semanas, em comparação com o mesmo período de 2023. No total, são 9.608 casos confirmados em 466 dos 497 municípios gaúchos.

Medidas simples de prevenção

– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas;

– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo;

– Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais adequados;

– Manter pratinhos de vasos de plantas com areia;

– Eliminar recipientes que possam acumular água;

– Limpar ralos, uma vez por semana, com uso de água sanitária;

– Manter pátios limpos;

– Limpar vasilhas de comida e água de animais;

– Usar repelente nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas;

– Usar telas nas portas e janelas das residências e mosquiteiros;

– Cobrir a maior parte do corpo, quando possível.

Principais sintomas

– Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;

– Dor retroorbital (atrás dos olhos);

– Dor de cabeça;

– Dor no corpo;

– Dor nas articulações;

– Mal-estar geral;

– Náusea;

– Vômito;

– Diarreia;

– Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Dia D

Neste sábado (02) o Governo Federal promove o “Dia D de Mobilização Contra a Dengue”, para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema “10 minutos contra a dengue”. Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito estão em áreas residenciais. Portanto, o convite é para que a população não deixe água parada e faça sua parte para evitar a proliferação. Mais informações estão em gov.br/mosquito.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul