Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado em diversos prédios da UFPel

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado em 19 de novembro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou mutirões em vários de seus prédios para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As ações ocorreram nos dias 06, 07 e 10 de novembro, no Campus Anglo, na Faculdade de Odontologia, no Centro de Artes, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), no Campus 2, na Faculdade de Direito, na Faculdade de Medicina (Famed), na Escola Superior de Educação Física (Esef) e no Campus Capão do Leão.

O mutirão contou com a participação de agentes de endemias ligados às Secretarias Municipais de Saúde de Pelotas e do Capão do Leão. Em cada local visitado, foi realizada uma minipalestra sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito e outras orientações relacionadas ao tema. Equipes de limpeza, higienização, obras e jardinagem que atuam na Universidade participaram da atividade, já que costumam ser os “olheiros” mais diretos no combate ao inseto. Além de entregar materiais informativos, os agentes, acompanhados de integrantes da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti da UFPel, realizaram vistoria nos locais.

No Campus Anglo, os agentes de combate às endemias da SMS de Pelotas Luciana Prestes e Frederico Mendes falaram sobre a importância de revisar locais que acumulem água parada, por menor que sejam, como tampas de garrafa, copos plásticos e embalagens de refeições. Segundo a dupla, o mosquito aprecia depósitos artificiais, especialmente dentro das residências. Ao conversar com as equipes de higienização, os agentes destacaram ainda a atenção necessária também aos locais secos, já que os ovos – que não são possíveis de visualizar – podem ficar depositados por até um ano e eclodir em caso de chuva. Escovar potes de alimentação de animais, deixar banheiros não utilizados com ralos tapados e manter a grama baixa – já que o mosquito gosta de se esconder na vegetação – também foram algumas das orientações. Em caso de chuva, destacaram, é importante observar ralos pluviais e colocar produtos de limpeza, como água sanitária ou sabão em pó. E, ainda, durante o dia, usar repelente – o horário de “ataque” do Aedes costuma ser das 6h às 18h.

A presidente da Comissão de Combate ao Aedes aegypti na UFPel, Tânia Vieira, avalia positivamente a ação, especialmente pela receptividade e colaboração das unidades no acompanhamento das vistorias, e a participação essencial e colaborativa dos agentes endêmicos. De acordo com ela, os locais do roteiro foram minuciosamente averiguados e, em caso de identificação de situação de risco, a unidade foi notificada para resolver o problema.

Segundo ela, a intenção é realizar novos mutirões, com maior periodicidade, em todos os espaços da UFPel, para sempre manter o controle.

Medidas simples podem proteger
– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas;
– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo;
– Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais adequados;
– Manter pratinhos de vasos de plantas com areia;
– Eliminar recipientes que possam acumular água;
– Limpar ralos, uma vez por semana, com uso de água sanitária;
– Manter pátios limpos;
– Limpar vasilhas de comida e água de animais;
– Usar repelente corporal, telas nas portas e janelas das residências e mosquiteiros.

Comunique
Em caso de suspeita de locais dentro da Universidade que possam ser propícios ao mosquito, o comunicado pode ser feito à Superintendência de Infraestrutura pelo telefone (53) 3284-3910.