UFPel reforça apoio ao Festival Internacional Sesc de Música

O Festival Internacional Sesc de Música contará novamente com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em sua 12 edição, o evento destaca o apoio significativo da universidade, reconhecendo a UFPel como apoiadora educativa, uma vez que a instituição cede espaços com seus serviços de apoio e um conjunto significativo de instrumentos musicais dedicados às oficinas e apresentações artísticas. A parceria visa enriquecer a experiência cultural proporcionada pelo festival, promovendo o acesso democrático à música, cultura e arte.

Desde 2020, a UFPel e o Sesc possuem um acordo de cooperação técnico-científico e artístico para subsidiar o festival e outros eventos que possuem interesse de ambos. Além do apoio com a oferta de espaços tais como o Conservatório de Música, o Museu do Doce e o Prédio do Mercosul, disponibilizados para apresentações artísticas, oficinas, ensaios e organização logística do evento, a UFPel manterá a possibilidade de acesso dos participantes das oficinas do Festival, durante os dias do evento, ao RU da instituição, oportunizando refeições com valor mais acessível a quem se envolve nas ações formativas do Festival.

Outro apoio fundamental para a realização do evento, de acordo com a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da UFPel, Eleonora Campos da Motta Santos, é o empréstimo de instrumentos musicais da UFPel, oriundos do Centro de Arte (CA). A coordenadora destaca que o empréstimo busca “dar subsídio às oficinas e compor os conjuntos das orquestras nos concertos, apresentações didáticas e recitais, fortalecendo o propósito educativo do evento”.

Para a realização do empréstimo, a UFPel conta com o compromisso do Sesc no manuseio e a logística de transporte dos instrumentos através de equipe especializada. O Sesc também arca com a preparação dos instrumentos antes e depois do Festival, com o objetivo de fazer bom uso e devolver os bens musicais da instituição sem que haja algum problema técnico ou mal uso do material. “É um apoio muito importante, pois cada um desses instrumentos tem um valor de mercado muito significativo e é de difícil reposição para a instituição”, destacou a coordenadora

Visando uma parceria longínqua e contínua com o Sesc, ambas as instituições, estão empenhadas no constante desenvolvimento de ações que garantam e ajudem no cuidado e conservação dos instrumentos musicais e espaços cedidos em apoio à promoção do evento.

Ingressos

Diferente das edições anteriores em que os ingressos antecipados eram distribuídos presencialmente, este ano o acesso aos ingressos será, em sua maioria, de forma online para quem quiser assistir as apresentações, ampliando o acesso ao evento para todo o público. Para mais informações sobre os ingressos online e como garantir o seu, acesse esse link ou mais informações sobre a programação clique aqui.

Apesar dos ingressos online, para o caso de ingressos antecipados, o SESC distribuirá, nos dias de eventos no Theatro Guarany, um pequeno lote de ingressos físicos, porém limitados, na bilheteria do Theatro (Lôbo da Costa, 849), sempre a partir das 18h. Outro ponto a destacar é que tanto os ingressos físicos e online serão totalmente gratuitos, podendo qualquer pessoa participar do evento.

Publicado em 11/01/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Festival de Música do Sesc, Música.