UFPel avança na implementação de Turma Especial de Medicina em parceria com o PRONERA

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da reitora Isabela Andrade, participou de uma reunião na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília. O encontro contou com a presença da presidente substituta do Incra e diretora de Programa, Débora Mabel Nogueira Guimarães, e da gestora nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Clarice Santos.

O principal objetivo da reunião foi fortalecer o apoio às turmas especiais de Medicina Veterinária já consolidadas na UFPel e reafirmar o interesse em implementar uma turma especial de Medicina por meio do PRONERA. A universidade está atualmente levantando as demandas necessárias para a possível implementação de um novo curso. Esse processo está sendo conduzido por uma comissão designada pela Reitoria.

Durante a reunião, a presidente substituta do Incra expressou o interesse na proposta, destacando a previsão do Curso de Medicina nos projetos de Nível Superior (Graduação) em documento que regulamenta o valor máximo financiável por estudante/ano no PRONERA. A instrução normativa relacionada a essa previsão pode ser acessada através do link.

Sobre a Comissão

A Comissão instituída para análise e proposição do curso de Medicina em convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), considerando a experiência bem sucedida realizada no curso de Medicina Veterinária, vem trabalhando na análise de demandas e necessidades para a viabilidade do curso, na perspectiva da qualidade acadêmica requerida a todos os cursos de graduação, em sintonia com o objetivo do Programa que visa, sobretudo, promover ações educativas voltadas para a realidade da população rural em regiões de Reforma Agrária.

Sobre as turmas especiais de Medicina Veterinária

Na UFPel, o PRONERA oferece, desde 2007, turmas especiais do curso de Medicina Veterinária, que já formaram dezenas de estudantes advindos de comunidades de assentados. Até o momento, 140 estudantes já foram formados nas turmas especiais de Medicina Veterinária, com mais 47 previstos para a formatura em julho. Além disso, uma turma no 1º ano conta com 58 alunos.