Mostra de Cursos coloca opções de graduação da UFPel na vitrine

Na última quarta-feira (6), estudantes de Ensino Médio da região puderam visualizar uma vitrine com mais de 100 opções de cursos de graduação: foi a Mostra de Cursos da UFPel, evento que proporciona, todos os anos, um espaço para que as possibilidades de formação abertas pela Universidade possam ser vistas pelo seu público-alvo.

Neste ano, a Mostra de Cursos da UFPel ocorreu no ginásio da Escola Superior de Educação Física (ESEF). A mudança foi alvo de diversos elogios, tanto dos cursos expositores quanto do público participante. “As pessoas conseguiram ser mais bem atendidas”, avalia Eduardo das Neves Filho, coordenador de Pedagogia Universitária da UFPel e líder do evento.

Apesar das mudanças de datas ocorridas para a Mostra, devido, entre outros fatores, aos episódios meteorológicos ocorridos na região no segundo semestre, a movimentação de público foi considerada boa. Além da troca de espaço, novas mesas, adquiridas pela Universidade para esse fim, proporcionaram uma estrutura mais adequada aos “estandes” de cada curso.

Neves salienta, como um dos grandes pontos positivos desta edição, a presença da quase totalidade dos cursos de graduação da UFPel neste ano: “Foi a maior adesão de todas as edições da Mostra”.

Interação com o futuro

Para a reitora Isabela Andrade, a Mostra de Cursos é uma grande oportunidade que a UFPel tem para receber a comunidade e permitir que estudantes possam conhecer as diferentes áreas em que a Universidade proporciona formação. “Podemos auxiliar na decisão dos jovens por meio dessa pequena experimentação”, diz.

Estudantes do Colégio Salesiano Leão 13, de Rio Grande (RS), Ana Xavier, 18, e Júlia Prato, 17, durante a sua visita, disseram considerar o evento uma boa oportunidade para visualizar as possibilidades. “Dá uma visão para quem ainda está perdido, se é realmente aquilo que se quer”, afirma Ana. Já Júlia destaca a oportunidade de conversar com quem já está no curso: “Isso dá um norte”. Essa visão é compartilhada pelo professor Paulo Mancilla, que liderava o grupo da escola rio-grandina: “É mais uma oportunidade para subsidiar as escolhas deles”.

Entre os visitantes da Mostra, estiveram Lorena Dias, 16, e seus padrinhos Taine Vique e Vicente Becker. Vinda de Santa Vitória do Palmar (RS) para prestar as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), Lorena estendeu sua estada em Pelotas para participar justamente do evento e ter contato com os cursos da UFPel: “Me interesso por muitas áreas, então quis dar uma olhada”.

A participação foi incentivada por seus dindos, que fizeram sua trajetória acadêmica na Universidade, mas não sem percalços. “Entramos muito novos e não tivemos a oportunidade de contato com os cursos antes”, relembra Taine, que, atualmente finaliza sua formação em Processos Gerenciais, após ter iniciado o curso de Zootecnia. “Se tivesse a mostra no nosso tempo, talvez as escolhas fossem mais fáceis”, avalia Becker, que, após ingresso na área de Design, acabou concluindo curso de Engenharia.

A Mostra também é a possibilidade para que novos cursos possam apresentar a sua cara ao público. É o caso, por exemplo, das graduações em Design de Jogos e de Letras – Libras e Literatura Surda, cujo primeiro ingresso foi realizado no primeiro semestre letivo de 2023.

A coordenadora do curso de Design de Jogos, Mônica de Faria, destaca a importância do espaço para divulgar o trabalho. “Tivemos uma recepção muito legal do público, com muita gente interessada”, afirma. A estudante de Libras e Literatura Surda Tatiana Castro também considera grande o interesse por sua área, principalmente quando os visitantes visualizam a atuação dos intérpretes: “Mas muitos ficam surpresos que é um curso voltado para a formação de professores”.

Publicado em 13/12/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Ensino, Mostra de Cursos, Pró-Reitoria de Ensino.