Início do conteúdo

Mesa temática aborda “A População Negra no Sul do Brasil – o Zumbi dos Pampas”

Em mais uma ação do Ciclo de Atividades de Educação Antirracista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizada nesta quinta-feira (26) a mesa-redonda “História e Formação do Imaginário Social sobre a População Negra no Sul do Brasil – Manoel Padeiro: o Zumbi dos Pampas”. O evento será às 16h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Pelotas (Rua Osvaldo Aranha, 71). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Federal do Rio Grande do Sul no YouTube.

A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades (GTDH) da Justiça Federal.

Debatedores

Claudia Daiane Garcia Molet

Graduada em História, especialista em Educação Profissional com Habilitação para docência, mestra em Ciências Sociais e doutora em História. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Técnica-administrativa em Educação na UFPel. Ganhadora do Prêmio CAPES de Tese, na área de História, no ano de 2019. Autora do livro “O Litoral Negro do Rio Grande do Sul”, publicado pela Editora Oikos, em 2020.

Cassiane de Freitas Paixão

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande. Desenvolve pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil, questões étnico-raciais no sul do Rio Grande do Sul, ações afirmativas e clubes sociais negros. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas, mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2010). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia, junto ao grupo de pesquisa “A cor da Bahia”, entre 2017 e 2018.

Eder Ribeiro Fonseca

Bacharel em Agroecologia pela Universidade Federal do Rio Grande. Liderança quilombola ligada ao território ancestral Quilombo Vó Elvira, localizado no município de Pelotas-RS. Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pelotas-RS.