Inaugurada estação de tratamento que fornecerá água para o campus Capão do Leão da UFPel

Imagem cedida pela Corsan

Na tarde de quinta-feira (26), a Corsan inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Embrapa, no município de Capão do Leão. A estação atenderá, inicialmente, mais de 20 mil pessoas da comunidade leonense, entre moradores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e funcionários da Embrapa Clima Temperado.

Até o momento, a Corsan fornecia água bruta à ETA. Em uma parceria entre a Embrapa e a UFPel, o processo de tratamento da água era realizado tanto para o Campus Capão do Leão quanto para a Embrapa. A nova estação conta com reservatório de água tratada com capacidade de armazenamento de até 200 mil litros.

A primeira conexão do ramal alimentador da rede será com o campus da UFPel, localizado em uma área adjacente à nova ETA. De acordo com o superintende de Infraestrutura da UFPel, Tiago Vahl, a obra da rede interna que interligará o medidor de entrada (CORSAN) até o reservatório central (próximo a FAEM), iniciará já nesta sexta-feira (27), com previsão de conclusão ainda no mês de novembro. Dessa maneira, em breve, o campus passará a ser abastecido pela Corsan.

Diariamente, cerca de 5 mil pessoas transitam pelo campus da UFPel, incluindo alunos, pesquisadores, professores e técnicos-administrativos. O consumo de água atinge a marca de 400 mil litros por dia. No local, funcionam a Faculdade de Agronomia, a Faculdade de Meteorologia, o Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos, o Instituto de Física e Matemática, o Instituto de Biologia, a Faculdade de Veterinária, entre outras unidades.

Ao todo, são 18 cursos de graduação e 32 de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado. O campus possui laboratórios de pesquisas que necessitam de água transparente e sem acidez, conforme os padrões atendidos pela Corsan.

Ato de Inauguração

Durante a cerimônia de inauguração, o superintendente regional da Corsan em Rio Grande, Mário Silva, apresentou uma breve linha do tempo sobre a construção da ETA. “Lembro que a primeira tratativa ocorreu em 2012, quando passamos por um longo período de estiagens e consideramos uma alternativa para uma nova captação de água, visando proporcionar segurança e resiliência hídrica ao município”, disse.

Conforme o superintendente, o local de construção precisava estar próximo ao canal São Gonçalo. Assim, a Embrapa celebrou um termo de cessão de uso do espaço para que a Corsan pudesse instalar o novo sistema de água para o município de Capão do Leão.

O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, ressaltou o desenvolvimento que o município tem experimentado nos últimos anos. “Estamos muito contentes, pois o fornecimento de água pela Corsan representa mais um avanço no desenvolvimento de nossa cidade”, enfatizou.

Por sua vez, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, destacou que a inauguração representa a realização de um sonho para a comunidade, a Embrapa e a UFPel. “Água é vida, e as estiagens têm nos causado muitos problemas. Com a água do São Gonçalo, captada pela Corsan, muitos dos nossos desafios serão superados”, comemorou.

A vice-reitora da UFPel, Ursula Silva, expressou sua gratidão pelo trabalho da Corsan. “A Universidade nasceu e cresceu a partir do município de Capão do Leão. Temos um espaço acadêmico de grande importância aqui e o fornecimento de água representa uma melhoria no conforto dos nossos estudantes e servidores que atuam no campus, bem como aprimora a qualidade das pesquisas que dependem também da qualidade da água”, afirmou.

O diretor da Agência da Lagoa Mirim da UFPel, Gilberto Collares, destacou a importância da captação de água do São Gonçalo pela Corsan e o papel da Barragem Eclusa nesse processo. “A Barragem Eclusa, sob gestão da UFPel, desempenha um papel crucial no fornecimento de água para as cidades da região, uma vez que impede a salinização da água, possibilitando seu tratamento para o abastecimento da população”, explicou.

A Estação

A captação de água será realizada a partir do canal São Gonçalo, que conecta a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos. Um investimento de R$ 5,5 milhões foi alocado para a construção da nova ETA.

Tanto a obra quanto o cercamento da ETA foram executados com o cuidado de preservar espécies nativas. Através de modificações no traçado das cercas de concreto, conseguiram-se evitar a remoção de mais de 100 espécies nativas, incluindo butiás e aroeiras.

A Corsan também tomou medidas de compensação do impacto ambiental, que incluíram o plantio de árvores nativas na área concedida.