Curso “Práticas em Fisiologia” recebe inscrições

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que já cursaram as disciplinas de Fisiologia I e II ou equivalente estão habilitados para inscrever-se no curso Práticas em Fisiologia, promovido pelo Instituto de Biologia (IB).

O curso tem a proposta de atualizar e aprofundar os conhecimentos em Fisiologia através de aulas práticas sobre os tópicos Introdução à Fisiologia, Sistema Nervoso, Fisiologia Sanguínea, Sistema Digestório, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório e Sistema Renal.

A duração será de 20 horas. As atividades ocorrerão nas quintas-feiras à tarde, ao longo do segundo semestre de 2023. Serão cinco encontros, nos dias 09, 16 e 30 de novembro e 07 e 14 de dezembro.

As pessoas interessadas devem enviar e-mail para a professora Denise Calisto Bongalhardo, responsável pelo curso, até o dia 1º de novembro. O contato é denisecb@ufpel.edu.br. O histórico escolar deve ser anexado. São apenas 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Conteúdo programático

Introdução à Fisiologia: Transporte através da membrana – Osmose; Sistema Nervoso: Sistema Sensorial – Sensibilidade; Sistema Nervoso: Sistema Motor – Reflexos e equilíbrio; Sistema Nervoso: Sentidos Especiais – Gustação; Fisiologia Sanguínea: Hematócrito; Fisiologia Sanguínea: Células Sanguíneas; Fisiologia Sanguínea: Tipagem Sanguínea; Sistema Digestório: Ação Enzimática; Sistema Cardiovascular: Ausculta Cardíaca; Sistema Cardiovascular: Verificação de Pressão Arterial; Sistema Cardiovascular: Microcirculação; Sistema Cardiovascular: Eletrocardiograma; Sistema Respiratório: Espirometria e Sistema Renal: Uroanálise.

Publicado em 16/10/2023, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Curso, Estudantes, fisiologia, IB, Instituto de Biologia.