Professora da UFPel recebe destaque internacional na Holanda por sua contribuição à química

A professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Márcia Foster Mesko, recebeu a distinção de “Mulheres Notáveis na Química ou Engenharia Química”, durante o congresso internacional de química realizado em Haia, na Holanda. Este reconhecimento, concedido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a posiciona como a única mulher latino-americana a ser agraciada com a honraria nesta edição.

A distinção Mulheres Notáveis em Química ou Engenharia Química, criada em 2011, tem por objetivo reconhecer e promover o trabalho de mulheres que pesquisam e trabalham na área química ou engenharia química em todo o mundo. A professora, que atua no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel desde 2009, considera a conquista como mais uma oportunidade para falar sobre o papel da mulher no ramo científico. “Queremos cada vez mais espaço. Quando pensamos em equidade de gênero, temos que considerar que nossa população feminina de cientistas é muito grande e esperamos que essas mulheres liderem mais pesquisas”, comentou.

Márcia tem uma carreira profissional ativa, caracterizada por conquistas de vários prêmios tanto no âmbito nacional quanto internacional. Além de seu comprometimento com o ensino, onde desempenha um papel fundamental na formação de pelo menos 20 mestres e doutores, ela também se dedica à pesquisa, mantendo o título de bolsista de produtividade nível 1C concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A indicação das candidatas é feita por outros profissionais da área, com a seleção ao prêmio considerando a excelência em pesquisa básica ou aplicada, realizações em ensino ou educação e demonstração de liderança ou gerência na química. “Estou super feliz e honrada de estar aqui representando meu país e minha universidade. Esse prêmio é parte do reconhecimento da trajetória, da carreira científica em si”, afirmou a pesquisadora.