UFPel recebe reconhecimento no Congresso Brasileiro de Agronomia

Prof. Moacir Elias (com a placa) Foto: Pedro Andrighi

Uma das mais antigas do país, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel) foi distinguida durante o 33º Congresso Brasileiro de Agronomia. O evento ocorre nesta semana na Associação Rural de Pelotas.

Na noite de terça-feira (12), durante a abertura do encontro, a UFPel recebeu homenagem por ter formado a primeira agrônoma do Brasil, Maria Eulália da Costa. Além disso, o professor Moacir Cardoso Elias recebeu a Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro, que reconhece profissionais destacados pela carreira e pela contribuição à atividade no país. A comenda foi oferecida pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab). Além das homenagens à UFPel, foram agraciados também Emilio Elias Mouchrek, de Minas Gerais, e Raul Zucatto, de Santa Catarina.

O trio de engenheiros agrônomos foi selecionado dentre uma categoria que conta com mais de 150 mil profissionais em todo o Brasil. O que, para o presidente da Confaeab, ressalta a importância de suas contribuições para a atividade e o desenvolvimento da produção rural brasileira. “São três lideranças que simbolizam todo o associativismo, a atuação da categoria nas atividades econômicas do país. São indicados com a participação de todas as associações de engenheiros agrônomos do Brasil, o que dá uma grande representatividade”, ressalta Kleber Souza dos Santos.

Com 51 anos de carreira, o professor e pesquisador Moacir Cardoso Elias, da Faem/UFPel, é apontado como uma referência brasileira quando o assunto é o desenvolvimento de tecnologias voltadas à produtividade, secagem, armazenamento e industrialização de grãos. Ao receber a Comenda, confirmou que encerra um ciclo de meio século de docência e contribuição com a Agronomia e a produção agrícola.

“Fico muito feliz por ter sido indicado ao Mérito pelos colegas engenheiros agrônomos do RS, dentre um número expressivo de profissionais. Estou finalizando a carreira. A Agronomia é parte da minha vida, a Faem é parte da minha vida e tenho consciência que sou parte dela. É também motivo de orgulho para a região e para o Estado ter entre os agraciados um gaúcho, pois o berço da profissão é aqui”, destaca. Para Elias, além da contribuição com pesquisas que colaboraram para a evolução produtiva do Brasil de importador a exportador de alimentos, está a satisfação pela formação de milhares de engenheiros agrônomos. “São milhares de estudantes, muitos profissionais formados. É uma contribuição importante que se soma à satisfação de saber que a tecnologia de secagem e armazenamento de arroz na América Latina inteira saiu do Laboratório de Grãos da Faem, em trabalho conjunto com muitos pesquisadores”.

Moacir Cardoso Elias
Professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), doutor em Agronomia, mestre em Tecnologia de Alimentos, ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas e atual diretor de Política Profissional da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs). Ex-conselheiro titular da Câmara de Agronomia do Crea-RS. Na área científica, contribuiu com a legislação brasileira de pós-colheita e armazenagem de grãos e desenvolveu tecnologias inovadoras de secagem e armazenamento de grãos, principalmente arroz. É o responsável técnico no Brasil pelo selo de qualidade do arroz parboilizado, dentre outras contribuições.

Maria Eulália da Costa
A paranaense Maria Eulália da Costa foi a primeira mulher do Brasil que conquistou a formação superior na área, no ano de 1915, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. A placa foi recebida pela reitora da UFPel, Isabela Andrade.

*Com informações Satolep Press