Oficina, durante a 17ª Primavera dos Museus, abordará memória e democracia

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terão a oportunidade de participar da oficina sobre memória e democracia “no caminho África às Américas”, em 22 de setembro, durante a 17ª Primavera dos Museus. A atividade, com 35 vagas, será realizada no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (Praça Coronel Pedro Osório, nº 1), das 13h30 às 17h30, com percurso por espaços de resistência no município. As inscrições serão recebidas por formulário eletrônico.

A oficina promoverá o debate sobre as diferentes abordagens que podem ser apresentadas por esse tipo de museu, com uma perspectiva da cultura tradicional de matriz africana. Desenvolvida em parceria com o Espaço Casa da Árvore, projeto coletivo, de economia solidária e autogestão, a programação propõe um roteiro, com início no Museu de Ciências Naturais. O itinerário também inclui visita ao Espaço Casa da Árvore e ao “Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão”.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma iniciativa nacional, com duração de uma semana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A proposta, com temáticas específicas a cada edição, busca a elaboração de programações especiais nos museus. O tema de 2023, na 17ª edição do evento, será “Memórias e Democracias: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.