Prec promove conexões extensionistas na Casa da Árvore

A equipe das coordenações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (Prec/UFPel) visitou o projeto Casa da Árvore com intuito de aproximar relações para o desenvolvimento de ações conjuntas. O encontro ocorreu no dia 24 de fevereiro e contou com a presença de docentes da UFPel das áreas de Música e Agronomia e representantes da Associação Otroporto Indústria Criativa.

O projeto Casa da Árvore é um projeto coletivo, autogestionado de economia solidária e permacultura urbana. Desde 2013, várias pessoas passaram por esse projeto, deixando marcas e vivências na terra. Essas marcas chegaram hoje em uma filosofia africana, construindo uma comunidade a fim de interagir com o meio e construir vivências, aprendizados e conhecimentos orientados pelo seguinte pensamento: “A terra alimenta e cura, a música nos conecta e a ancestralidade nos sustenta”.

Atualmente fazem parte da gestão do projeto uma estudante e um estudante da UFPel: Juliana Goulart Nogueira (Ciências Biológicas) e Samuel Pedro da Silva (Tecnologia de Alimentos), através dos quais partiu o convite para a visita.

Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente os espaços, como a horta comunitária, a cozinha e a pequena biblioteca, além de ouvir sobre os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos no local e os projetos delineados para o futuro próximo. Tudo com foco na aproximação com a comunidade do entorno, que inclui os bairros do Porto, da Balsa, do Navegantes e a comunidade que transita na UFPel.

Após esse primeiro encontro, já foram apontadas algumas possibilidades de ações envolvendo formação de estudantes da UFPel para o trabalho extensionista, realização de oficinas de projetos de extensão com foco na participação da comunidade do entorno da Casa e ações que estimulem a comunidade a circular pelos espaços da UFPel, sobretudo no Campus Anglo.