Assembleia Legislativa do RS realiza ato de reinstalação da Frente Parlamentar em apoio ao Hospital Escola

Na manhã de segunda-feira (11) ocorreu o ato de reinstalação da Frente Parlamentar em apoio ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades políticas, institucionais e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFPel, entre elas a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, o deputado estadual Zé Nunes (PT), o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) e o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz (PSDB). A reinstalação da Frente Parlamentar ocorre um mês após o presidente Lula anunciar novos recursos para construção do HE, através do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que realizará investimentos públicos federais, financiados pelo orçamento geral da União, por empresas estatais e pelo setor privado. Agora, o objetivo é discutir o estado atual do projeto e mobilizar esforços para a captação de recursos destinados ao mobiliário e equipamentos do novo HE.

As frentes parlamentares têm por objetivo principal discutir e debater assuntos de interesse público. Instalada em junho de 2018, a Frente em apoio ao Hospital Escola surgiu para combater a falta de recursos para o término da obra. Após a sua criação, diversas reuniões com órgãos do governo e parlamentares ocorreram para busca dos recursos para a conclusão da obra. No ano de 2020, ocorreu a inauguração do Bloco 3 do HE, que presta, principalmente, serviços na área da oncologia.

Com a previsão dos novos recursos, a expectativa é criar mais dois blocos: Bloco 1 e Bloco 2, que somados oferecerão 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.

Durante a reunião de reinstalação da Frente, a reitora da UFPel celebrou com os demais integrantes os recursos recebidos pelo governo federal. “Para nós é um prazer estar aqui compartilhando desse momento e, principalmente, da alegria de finalmente termos essa expectativa real e concreta de realização desse grande sonho para toda nossa Instituição e, principalmente, para aqueles a quem a gente se dedica tanto, todo dia no nosso trabalho, que são os estudantes da nossa Universidade” comentou. A reitora também destacou que com as conclusões dos blocos os estudantes passarão a desfrutar de novos espaços laboratoriais, de ensino, de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para um melhor atendimento à população da Zona Sul do estado.

*Fotos: Fernanda Caroline | Agência ALRS