Abertas inscrições para pessoas interessadas em compor as Bancas de Heteroidentificação

O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (NUAAD/UFPel) abriu inscrições para servidoras, servidores, estudantes da UFPel e pessoas da comunidade externa para atuarem nas Bancas de Heteroidentificação de candidatos e candidatas optantes por cotas raciais para pessoas negras (pretas ou pardas). A inscrição deve ser feita até o dia 13 de setembro, por formulário eletrônico.

A Banca de Heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração de pessoas candidatas titulares do direito de opção por programas de ações afirmativas por meio das cotas raciais, para pessoas negras (pretas ou pardas). Tem como finalidade basilar avalizar de maneira justa e equânime que a população negra tenha seu direito garantido ao que concerne o acesso às vagas reservadas aos indivíduos que efetivamente se enquadram nos requisitos raciais estabelecidos pela legislação, ou seja, para que apenas os sujeitos de direito às cotas raciais sejam os únicos beneficiários das vagas reservadas.

O procedimento de heteroidentificação é realizado por banca indicada pelo NUAAD e designada por portaria do Gabinete da Reitoria especificamente para esse fim.

As bancas serão compostas a partir de uma comissão, formada por profissionais especializados na temática racial, que são designados para avaliar a veracidade da autodeclaração dos candidatos de forma imparcial e objetiva. A composição da banca de heteroidentificação deverá atender ao critério da diversidade, garantindo que seus membros sejam distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade.

Todos os membros devem ter formação específica sobre promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo. Essa formação será ofertada pela UFPel nos dias 18 e 19 de setembro.

As atribuições, remuneração, demais detalhes referentes à inscrição e outras informações podem ser consultadas no edital: SEI_UFPel – 2339240 – edital bancas