Conservatório de Música da UFPel celebra 105 anos com semana festiva

A Direção do Conservatório de Música e a Associação Amigos do Conservatório de Música convidam para uma semana festiva, onde será celebrado os 105 anos do Conservatório de Música da UFPel. Os eventos ocorrerão no Salão Milton de Lemos e a entrada franca (serão aceitos doação de alimentos não perecíveis).

A abertura será no dia 12 de setembro, às 19h30min com a estreia da coletânea do Musical a Bela e a Fera, que será interpretado pelo Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música.

No dia 13 de setembro, às 19h30min, será apresentada uma coletânea da ópera Elixir do Amor pelo projeto Ópera na Escola, coordenado pela professora Magali Richter, que neste ano foi contemplado pelo PRO-CULTURA.

Continuando a programação, no dia 14 de setembro, às 19h30min, subirão ao palco os professores e monitores dos cursos de Música do Conservatório de Música.

Na sexta-feira, dia 15 de setembro, às 19h30min, será a vez dos alunos e ex-alunos dos cursos de Música da UFPel.

Dia 18 de setembro, às 19h, data oficial da comemoração dos 105 anos do Conservatório de Música, será abrilhantado com a presença dos professores dos cursos de Música da UFPel.

O Conservatório de Música

O Conservatório de Música da UFPel foi fundado em 4 de junho de 1918 e inaugurado no dia 18 de setembro do mesmo ano.

Atualmente, o Conservatório ocupa os dois andares do casarão da Rua Félix da Cunha, esquina Rua Sete de Setembro, podendo assim ampliar suas atividades musicais junto à comunidade pelotense e de toda a região sul do Rio Grande do Sul, através dos Corais Infantil, Infanto-Juvenil e Feminino e o Grupo de Acordeonista do Conservatório de Música, bem como os Cursos de Música – Canto/Instrumentos e Teoria e Percepção Musical, e o Curso de Aperfeiçoamento Musical, ambos administrados pela Associação Amigos do Conservatório de Música.

Em 26 de junho de 2004, o Conservatório de Música de Pelotas, mediante a Lei nº 12.133, foi declarado Patrimônio Cultura do Estado do Estado. Devido algumas mudanças administrativas na UFPel, como a criação dos centros, o Conservatório de Música juntamente com o Instituto de Letras e Artes formaram o Centro de Artes, ficando assim o mesmo como Órgão Suplementar.

No ano de 2022, o Conservatório de Música através da parceria entre a Empresa Santa Fé Produtora & Patrimônio, Assamcon e Reitoria da UFPel, foi agraciado com o projeto Restauro Inicial do Conservatório de Música de Pelotas, através do Financiamento do Sistema Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado pelo CEC RS, com o patrocínio das empresas da cidade: Arrozeira Pelotas, Biri Refrigerantes, Irmãos Jouglard e Cerealista Polisul, que serão homenageados na ocasião dos 105 anos do Conservatório.

O que: Eventos em Homenagem aos 105 anos do Conservatório de Música da UFPel

Quando: 12, 13, 14, 15 e 18 de setembro de 2023

Onde: Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música – Rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Entrada franca (aceitamos doação de alimentos não perecíveis).

Publicado em 04/09/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Conservatório, Conservatório de Música, Música.