E-book “Espaços Públicos de Pelotas: Desenhos e histórias” será lançado no dia 30

Será lançado, no dia 30, às 18h, o livro “Espaços Públicos de Pelotas: Desenhos e Histórias”, pela Editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em formato e-book, a obra apresenta alguns desses espaços através de desenhos feitos com a técnica de aquarela e de textos simples e breves, que complementam as imagens com fragmentos da história, características e curiosidades de cada lugar. A cerimônia será realizada na Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que fica na rua Gonçalves Chaves, 373 – sala c231.

Os desenhos e textos foram desenvolvidos pelos estudantes de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, sob orientação da professora Fernanda Tomiello.

O conteúdo textual foi revisado e complementado pelas professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel Fernanda Tomiello, Laura Gomes Zambrano, Daniele Behling Luckow e Joseane da Silva Almeida e pelas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, Gisele Dutra Quevedo, Carolina Magalhães Falcão e Vanessa Patzlaff Bosenbecker.

O projeto gráfico é de autoria das então estudantes – agora, arquitetas e urbanistas – Ana Martha Bonat e Milena Brahm Bielemann e da bolsista diagramadora da Editora, Carolina Abukawa. Outros autores e colaboradores são mencionados ao longo do livro.

A obra foi concebida como um instrumento de educação para o patrimônio, pensando no público em geral e não apenas na comunidade acadêmica. Os autores e organizadores dizem acreditar no potencial da linguagem artística dos desenhos para despertar a curiosidade e interesse da comunidade e na simplicidade dos textos para incentivar sua leitura e facilitar o entendimento.