Conferência de abertura do Pelotas MUN ocorre em 26 de agosto

Chegando em sua décima edição, inicia no próximo dia 26 de agosto o evento Pelotas MUN. Seguindo o formato de modelo de simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas, o evento será precedido por Cerimônia de Abertura, que ocorrerá às 8h30min no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UFPel.

Em um painel que tratará da importância e do papel do Brasil em negociações internacionais, participarão a embaixadora Irene Vida Gala, ligada ao Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), a cofundadora do Centro Servgio Vieira de Mello, Carolina Larrieira, e o diretor do nstituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (IPRI/Funag), Almir Lima Nascimento. Estes participarão de forma remota do evento.

Conduzindo presencialmente a mesa, estarão o analista de Relações Internacionais da organização StandWithUs Brasil, Augusto Lerner, a coordenadora do curso de Relações Internacionais da UFPel, Silvana Schimanski, e o coordenador do projeto Pelotas MUN, William Daldegan.

Pelotas MUN

O PelotasMUN é um projeto de extensão do gênero de Modelo de Simulação das Nações Unidas realizado desde 2013, majoritariamente por alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como objetivo a imersão dos participantes e colaboradores no ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), além de disseminar o conhecimento acerca de diversas temáticas como negociações internacionais, direito, economia, diplomacia, história, entre outros.

Na última edição, o proejeto foi agraciado com o prêmio “Communication” no Desafio Refugiados, realizado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Em 2023, o PelotasMUN irá para a sua 10ª edição, tendo sido preparado e organizado por estudantes universitários, direcionado para alunos do Ensino Superior e do Ensino Médio, promovendo a oportunidade de interpretação de verdadeiros diplomatas, chefes de Estado e jornalistas durante a sua realização, encorajando a busca por soluções criativas para problemas atuais da agenda internacional.