UFPel é premiada na 1ª Competição Latino-Americana de Solos

Estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel), foram premiados na 1ª Competição Latino-Americana de Solos. O evento ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de julho, em São Joaquim – SC, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). A UFPel integrou o grupo vencedor da competição e conquistou o terceiro lugar individual geral, além de participar da equipe que alcançou o quarto lugar.

As equipes que representavam o Brasil na competição tiveram a participação de integrantes do grupo Pedologia, do Departamento de Solos da Faem. O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água Adão Pagani Júnior participava da equipe 1 do Brasil, a qual ganhou o primeiro lugar da competição em equipe. O graduando em Agronomia José Vitor Peroba ganhou o terceiro lugar no individual geral e participava da equipe 2 do Brasil, que ganhou o quarto lugar da competição em equipe. O professor Pablo Miguel foi o técnico das duas equipes brasileiras.

A competição funciona com atividades competitivas, do tipo competição acadêmica, desenvolvidas na área de solos, nas quais os alunos são desafiados a realizarem a identificação e interpretação de solos e suas paisagens. As competições são chamadas de Soil Judging Contest (Concurso de Julgamento de Solos, em tradução livre) e conhecidas no Brasil como competições de identificação e interpretação de solos.

A organização da competição foi da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), como parte do 23º Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo (CLACS) e 38º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), que ocorreu do dia 30 de julho a 4 de agosto de 2023.