Congresso debate construções de alto desempenho

Nos dias 10 e 11 de agosto, em Pelotas, ocorre o 4º Congresso Internacional Passive House Brasil 2023. O encontro busca debater os conceitos da certificação da norma alemã PassivHaus para o contexto nacional e traz profissionais de várias partes do mundo para apresentarem suas experiências em diferentes contextos climáticos, como Alemanha, Chile, México, Espanha e Argentina. O evento é organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb/Prograu/UFPel), em parceria com outras instituições.

A norma alemã PassivHaus existe há mais de 20 anos e vem sendo empregada em construções que almejam o baixíssimo consumo de energia. Inicialmente pensada para os países mais frios da Europa, como Alemanha, a certificação foi sendo validada pelas edificações construídas e vem sendo adaptada para climas temperados e quentes. Para alcançar essa meta, a estratégia é basear o projeto em soluções da arquitetura passiva e reduzir o uso de calefação e refrigeração. Ao contrário do que se possa imaginar, a casa passiva tem como filosofia o baixo consumo a custos viáveis.

Nesse ano, o congresso apresenta a primeira casa passive no sul do Brasil, que será construída em Pelotas. Segundo a comissão organizadora, o debate de novas tecnologias é essencial para que o setor da construção civil evolua para o atendimento de normas nacionais e internacionais, mas principalmente para garantir conforto e qualidade para os usuários.

O evento ocorrerá de forma híbrida, contando com as modalidades on-line e presencial e determinadas palestras terão transmissão de diferentes países durante o congresso.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde estão disponíveis mais informações.

O Congresso é realizado em parceria com Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as empresas ArchLit e Hygge.