Evento “Agosto Negro” busca integrar atividades de arte, educação e informação para luta antirracista

Turmas da disciplina de “Arte e Cultura Afro-brasileira”, do Centro de Artes da UFPel, promovem durante o próximo mês o evento “Agosto Negro — Arte, Educação e Informação”. As atividades ocorrerão de 3 a 31 de agosto nas dependências do CA, localizado na rua Alberto Rosa, 62, com transmissão pelo canal do Museu Afro-Brasil-Sul.

O evento trará diversas atividades com a temática da luta antirracista, ocorrendo durante o chamado Agosto Negro, movimento que teve início nas prisões dos Estados Unidos após a morte de cinco combatentes nas rebeliões que aconteceram na prisão de Black San Quentin: Jonathan Jackson, George Jackson, William Natal, James McClain e Khatari Gaulden. Junto de Ruchell Magee, único sobrevivente, ficaram conhecidos como San Quentin Six. Os participantes da insurreição homenagearam os irmãos usando braçadeiras negras no braço esquerdo e também estudavam as obras de George Jackson, que além de combatente foi escritor.

A participação será certificada, com o certificado sendo entregue após o fim de cada atividade. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponibilizado neste link. https://forms.gle/RZtRuNBfa9WVeEag9

“Agosto Negro — Arte, Educação e Informação” é uma ação de extensão da disciplina de Arte e Cultura Afro-brasileira, ministrada pela professora Rosemar Lemos e organizada pelas turmas. A disciplina é obrigatória nos cursos de Artes Visuais e Teatro, mas também é disponibilizada no Banco Universal. O evento também tem parceria com o Museu Afro-Brasil-Sul (@museuafrobrasilsul, no Instagram) e Neabi UNESC (@neabi_unesc, no Instagram).

Programação

– A palestra “O Mundo Digital e as Políticas Públicas de Inclusão” ocorrerá dia 3, às 18h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes, com Lisiane Lemos, secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio à Políticas de Equidade no Rio Grande do Sul.

– A palestra “A Arte como Ferramenta de Inclusão no Processo de Ensino-aprendizagem de Crianças com Autismo” ocorrerá dia 7, às 10h, no Auditório 1 do Centro de Artes, com a pedagoga e cantora Cristiane Gomes.

– A palestra “Capoeira: Resistência, Educação e Inclusão” ocorrerá dia 8, às 14h, no Auditório 1 do Centro de Artes, com o grupo de capoeira Filhos da Roda.

– O webinar “O HIV/aids e as Artes a partir da Perspectiva Negra” será transmitido dia 8, às 20h, no canal do YouTube @MABSul, com a assistente social Naraya Lemos, junto do professor em Artes Visuais Ricardo Ayres.

– A palestra “A Branquitude e o Racismo Institucional” ocorrerá dia 10, às 18h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes, com a doutora em Linguística Aplicada Sabrina Duro.

– A palestra “O Batuque no Rio Grande do Sul – Avanços e Retrocessos na Luta Antirracista” ocorrerá dia 14, às 10h, no Auditório 1 do Centro de Artes e será transmitida no canal do YouTube @MABSul, com o babalorixá Pai Juliano de Oxum.

– A palestra “A Resistência Negra e as Organizações Associativas” ocorrerá dia 15, às 14h, no Auditório 1, com o museólogo Matheus Cruz e a publicitária Fernanda Fersula e a participação especial da Escola de Samba Academia do Samba & Braço é Braço.

– Uma sessão de cinema exibindo filme infantil ocorrerá no dia 18, às 14h, no Cine UFPel.

– A palestra “A Música e a Representatividade Negra do Final do Século 19 até os Dias Atuais” ocorrerá dia 21, às 10h, no Auditório 1, com o professor doutor em Música Felipe Castellani.

– A palestra “As ações Afirmativas na Universidade e seus Impactos” ocorrerá dia 24, às 18h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes e será transmitida no canal do YouTube @MABSul, com a mestra em Educação Normélia Ondina Lalau, junto do professor mestrando em Educação Douglas Franco e do professor mestre em Ciências do Movimento Humano Eraldo Pinheiro.

– A palestra “Disseminando e Frutificando Saberes Ancestrais” ocorrerá dia 28, às 10h, no Auditório 1, com a mestra em Ciências Sociais Jocelem Fernandes, junto de Marcos Jardel Matias, aluno quilombola da Pós-Graduação e graduado em Agronomia.

– Uma outra sessão de cinema, agora para jovens e adolescentes, ocorrerá no dia 29, às 14h, no Centro de Artes.

– O webinar “Museu da Vila – A Museologia a Serviço da Inclusão Social” será transmitido dia 29, às 19h, no canal do YouTube @MABSul, com a professora doutora em História e mestra em Museologia e Museografia Áurea Pinheiro.

– A palestra “A Importância da Educação na Luta Antirracista e as Parcerias de Sucesso (Ilê Tech)” ocorrerá dia 31, às 18h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes e será transmitida no canal do YouTube @MABSul, com presidente do Instituto Acredite, Denise Pereira, junto do doutor em Direito Jorge Luís Terra.

Publicado em 28/07/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes.