Início do conteúdo

2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes) será realizado em agosto

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 16 a 18 de agosto, o 2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes). O encontro, gratuito, é uma iniciativa conjunta do grupo de instituições de ensino que fazem parte da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies). As atividades ocorrerão no Centro de Artes da UFPel e as inscrições estão abertas.

O Seminário é considerado uma das estratégias de atuação e políticas voltadas à efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo as entidades integrantes da Rede, com o Siepes, que contará com palestras e exposição de projetos e investigações no tema, será possível planejar ações a curto e médio prazo atendendo o compromisso social das instituições com a comunidade e o planeta.

O tema dessa segunda edição é “Educação para Sustentabilidade: Interfaces entre Ciência e Política”. A programação conta com sete palestras e cinco painéis interativos, além de reuniões da Rede – que terá como um dos temas de discussão o Observatório Gaúcho de Sustentabilidade.

A vice-reitora da UFPel, professora Ursula Rosa da Silva, destaca que o evento faz parte da consolidação da Regies, criada no ano passado com mais oito instituições federais de ensino, com o objetivo de concentrar esforços para tratar das temáticas ligadas aos 17 ODS e à Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação que envolve as pessoas, o planeta e como promover o desenvolvimento com sustentabilidade. De acordo com a gestora, é um projeto que tem como pano de fundo a erradicação da pobreza e a promoção de vida digna para todos. “Esse é um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para cada um de nós. Que possamos estar dedicados a melhorar as relações sociais, diminuir as desigualdades em cada ato cotidiano, pensar o futuro do planeta”, afirmou.

Além de fortalecer a rede, o evento pretende chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas e editais de fomento para a efetivação de ações que as instituições de ensino possam atender em compromisso com a sociedade.

“Nossa expectativa é que a nossa comunidade da UFPel participe e que possamos consolidar projetos e ampliar ideias para implementar a curto e médio prazos no nosso Estado”, adiantou, mencionando também a participação de setores do governo municipal e estadual, que estarão no evento com colaborações nas mesas de debates.

Dentre os assuntos em foco no encontro estão o papel do Estado na sustentabilidade e incentivo a ações de implementação dos ODS, ciência e políticas públicas, água como elemento de integração, geodiversidade e geoparques, eficiência energética e desenvolvimento humano. A programação completa pode ser acessada aqui.