UFPel oferece mais de 2,3 mil vagas para quem tem ou já teve vínculo com o Ensino Superior

Mais de 2,3 mil vagas, distribuídas em 75 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são ofertadas no processo seletivo complementar. As oportunidades são destinadas a quem tem ou já tenha mantido vínculo com a Educação Superior.

O Edital de transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos receberá as inscrições de 31 de julho (a partir das 8h) a 11 de agosto, exclusivamente pela Internet. Além dessas oportunidades, a UFPel lançou edital específico para o curso de Medicina, com 25 vagas. O início do semestre letivo está previsto para 23 de outubro.

Para participar, é necessário preencher ficha on-line pelo Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos no Edital, de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a Universidade elaborou um guia com o passo a passo.

Modalidades disponíveis

Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

Transferência: voltada para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;

Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado a sua matrícula;

Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

Retomada de estudos: destinada a quem já tenha iniciado curso superior em outra instituição e tenha abandonado os estudos.

Ações Afirmativas

Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo também reserva cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para essas comunidades.

Requisitos

Para alguns cursos, conforme o Edital, é necessário o aproveitamento curricular de pelo menos três disciplinas específicas do primeiro semestre; para outros, essa exigência pode ser cumprida considerando a integralidade do curso. O critério de seleção, em todos os casos, consiste na maior carga horária aproveitada, independentemente da modalidade de ingresso.

Para o curso de Medicina

O ingresso na graduação em Medicina da UFPel é organizado por processo à parte. Nessa seleção, específica para o curso, entre outras exigências, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022 e obter aproveitamento de pelo menos oito disciplinas, de uma lista onze indicadas no Edital.

As inscrições para Medicina serão recebidas de 31 de julho, a partir das 10h, a 11 de agosto, exclusivamente via Internet, na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). O Edital para ingresso no curso de Medicina prevê taxa de inscrição e respectivo período de solicitação de isenção, para quem tiver registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrar família de baixa renda, nos termos da legislação.

Edital – Processo Seletivo Complementar (75 cursos)

Edital – Processo Seletivo Complementar (Medicina)