Publicação aborda Ecologia Histórica e Arqueologia da Paisagem nas terras baixas da América do Sul

Como resultado de um convênio internacional entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), está disponível à comunidade acadêmica livro sobre Ecologia Histórica e Arqueologia da Paisagem nas terras baixas da América do Sul. A produção bibliográfica, produzida em língua inglesa, foi organizada pelo docente do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPel Rafael Milheira e por pesquisador da instituição espanhola.

A obra, conforme o professor da UFPel, reúne contribuições de diversas disciplinas, entre Arqueologia e Ciências Sociais e Ambientais. Divide-se em duas partes. A primeira traz estudos sobre “o legado de interações passadas e suas contribuições para informar as atuais agendas de arqueologia, conservação e desenvolvimento e estratégias de gestão”.

Já a segunda, intitulada “Nosso passado compartilhado”, aborda as interações humano-natureza no passado, desde o manejo de plantas até a exploração aquática. Abordagens interdisciplinares, explica o professor, são utilizadas para “avaliar a evolução das práticas humanas do passado e suas implicações nos ecossistemas modernos, diversidade biológica e paisagens”.