Documento final do PPI 2023-2036 da UFPel é divulgado

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o período 2023-2036 está disponível para acesso da comunidade. O PPI, aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consun) em 9 de maio, resulta de processo participativo desenvolvido com todos os segmentos da UFPel e a comunidade externa, para atualizar as diretrizes institucionais, com base em sua realidade atual, desafios e perspectivas.

O documento elaborado coletivamente traz novas construções sobre a identidade organizacional, os mecanismos de inserção regional, nacional e internacional, as políticas de ensino de graduação e pós-graduação, extensão, inovação, ações afirmativas, diversidade e inclusão, permanência, qualidade acadêmica, sustentabilidade e meio ambiente. O PPI, conforme a legislação, é um dos documentos essenciais que estabelece a UFPel como Instituição de Ensino: é um instrumento de gestão acadêmica, de orientação política, filosófica, teórica e metodológica, que leva em conta a sua inserção regional, missão, vocação, visão, objetivos e suas características históricas.

PPI-2023-2036