Início do conteúdo

MALG abre novo ciclo da exposição Trânsitos Excêntricos

Desde a última quarta-feira (5), o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) está com novas obras em exposição. Essa parte da mostra traz os resultados oriundos do segundo ciclo do projeto Trânsitos Excêntricos, que integra o programa de residências artísticas do museu, finalizado nas últimas semanas.

As obras de Charles Guilbert e Jessica Porciuncula, respectivamente das categorias internacional e local, juntam-se àquelas já apresentadas ao público pelos artistas do primeiro ciclo, Elias Maroso e Helô Sanvoy. Os quatro abordaram, em suas criações, o tema proposto pelo ciclo de residências: Trânsitos Excêntricos. A mostra ocorre até agosto e pode ser visitada gratuitamente.

Na conversa de abertura da nova parte da exposição, ocorrida na quarta-feira (5), Guilbert e Jessica puderam contar ao público um pouco de seu processo criativo. A artista local, Jessica, definiu a experiência como muito intensa, por seu tema intrigante. Ela contou que, para conhecerem-se melhor e fazerem, mesmo à distância, trocas profundas, eles se propuseram a fazer jogos que trouxessem potências criativas e partilhas sobre esse processo. “Mesmo que tenhamos estéticas e lugares diferentes, isso nos proporcionou quase uma língua só nossa”, explicou.

A partir dos resultados desses jogos, conforme relata a autora, foram propostos trabalhos conjuntos: “Não há o meu trabalho ou o trabalho do Charles”. Jessica adiantou, ainda, que apesar de estarem iniciando a exposição, os jogos entre os dois artistas seguirão. “Nosso encontro foi um divisor de águas”, disse.

Para o artista canadense Charles Guilbert, a necessidade de criar em uma língua que não é a sua possibilitou que ele pensasse de novas maneiras, transformando a experiência na residência em um momento muito intenso. Ele comunga da opinião que o encontro com Jessica foi inesquecível: “Essa vivência foi tão forte que queremos que essa relação continue”, pontuou.

Presentes no ato, tanto a reitora da UFPel Isabela Andrade quanto a vice-reitora Ursula Silva citaram a importância da arte compartilhada com a comunidade. “Valorizo muito espaços como este, que além de proporcionarem uma relação com a sociedade, também formam apreciadores da arte”, afirmou Ursula.

Residências artísticas

O programa de residências artísticas do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo foi proposto pela Sociedade de Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (SAMALG) e está sendo realizado em parceria pelo Laboratório de Curadoria do MALG (UFPel) e da Academia de Curadoria da Universidade de Brasília (UnB).

No último ano, foi contemplado pelo edital do Fundo de Amparo à Cultura na modalidade Visual (FAC Visual) da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). No decorrer do primeiro semestre de 2023, o programa promoveu ações híbridas de residências, diálogos com público, equipe técnica e curadores da atividade.