Unidades acadêmicas debatem seus Planos de Desenvolvimento (PDUs)

Representantes das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniram-se nesta quarta-feira (05) em um encontro dedicado a um olhar amplo e interconectado para o futuro. Em evento promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), as unidades puderam apresentar suas projeções e anseios contidos nos Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e debater a respeito de diversos pontos convergentes. O encontro ocorreu no Auditório 2 do Centro de Artes durante manhã e tarde.

Divididos em mesas-redondas que abordavam os temas Infraestrutura, Gestão Institucional, Gestão de Pessoas, Assuntos Estudantis e Gestão Acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), os representantes das unidades tiveram dez minutos para apresentação das demandas relacionadas em seus respectivos PDUs. Na sequência, abria-se uma rodada de perguntas.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, destacou o extenso trabalho realizado que culmina nesse evento. “Hoje é um dia em que o planejamento é compartilhado. Para se conhecer ainda melhor as demandas, necessidades e o que planejam as unidades acadêmicas”, observou, agradecendo o empenho da equipe da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP), que liderou as atividades.

A vice-reitora, Ursula Silva, salientou o diferencial de fazer planejamento em conjunto. “Quando unimos todas as unidades, percebemos que estamos alinhados com outros, pensando no futuro ‘com o pé na realidade’ que temos, sonhando juntos. O processo vai sendo bastante consciente na medida em que vem sendo trabalhado com a equipe”, disse. A gestora também pontuou o desafio de planejar em uma universidade pública em tempos de tantas adversidades.

Agradecendo a todas as pessoas que integram as unidades e que se empenharam na elaboração dos planos, além da equipe da Proplan, a reitora Isabela Andrade salientou a importância da temática para a UFPel. “Para nós é uma nova forma de pensar no futuro, em como queremos crescer, para onde queremos ir, de forma estruturada”, afirmou. Isso, segundo ela, é um novo pensamento para a UFPel instituição. A reitora também destacou a importância do trabalho em conjunto nas pautas levantadas pelas unidades. “Temos uma perspectiva de valorização da ciência e da educação e a expectativa de colocar em prática pelo menos algumas das coisas que temos pensado para a Universidade”, afirmou.

Para o coordenador da CDIP, Claiton Lencina, trata-se de mais um passo importante para o planejamento da UFPel, somando-se ao que ocorreu em 2022, quando foram apresentados e debatidos os planos das unidades administrativas e, em 2021, com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segundo ele, a possibilidade de abertura à comunidade e o acolhimento às suas opiniões é um formato considerado original entre as universidades públicas do país. “Não conhecemos essa construção de planejamento em outra universidade do Brasil”, observou. O coordenador agradeceu o apoio da reitoria e o trabalho da equipe, além de destacar que os planos estão públicos e disponíveis para conhecimento.

A primeira mesa de discussão teve como tema “Infraestrutura”, com a participação do Centro de Artes, Centro de Integração do Mercosul, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Medicina e Faculdade de Odontologia.

Na sequência, teve lugar o tema “Gestão Institucional e Gestão de Pessoas”, com representação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Centro de Engenharias, Centro de Letras e Comunicação, Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Educação e Faculdade de Enfermagem.

Depois, o grupo composto por Instituto de Biologia, Instituto de Ciências Humanas e Instituto de Física e Matemática debateu “Assistência Estudantil”.

O fechamento do dia foi feito pelo bloco “Gestão Acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão)”, com a participação do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Meteorologia, Faculdade de Nutrição e Instituto de Filosofia, Sociologia e Política.

O evento finalizou com a apresentação do Coral da UFPel, sob regência do professor Leandro Maia.