UFPel participa da retomada do Comitê Estadual da Educação do Campo

Com a retomada das reuniões, a Universidade Federal de Pelotas retorna ao seu assento no Comitê Estadual da Educação do Campo, espaço de participação institucional criado em 2012 e recentemente reativado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A representação da UFPel no comitê se dará por meio da professora Lilian Lorenzato, cuja suplente será a professora Vânia Thies, ambas ligadas à Faculdade de Educação (FaE).

O comitê atua em caráter colaborativo na formulação, implementação e acompanhamento das políticas de educação do campo no estado. O órgão é composto por 27 representantes de órgãos e entidades da administração pública, convidados dos movimentos sociais, sindicatos e entidades com notória atuação e reflexão nas questões relativas ao tema, sendo presidido pelo representante da Secretaria da Educação.

A instituição do coletivo se justificou pela necessidade de atender demandas específicas do estado e dos municípios, assim como das organizações não governamentais e movimentos sociais, e tem sua base de ação no atendimento ao contido na Carta do Rio Grande do Sul para a Educação do Campo, de 2004, bem como às orientações da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Também se vincula à necessidade de apoio e acompanhamento ao processo de implementação e execução das políticas e ações decorrentes do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

A participação da UFPel no Comitê Estadual da Educação do Campo faz parte do conjunto de Representações Institucionais às quais a Universidade se coloca à disposição para a sociedade. Para saber mais sobre as demais, basta clicar no link.

Publicado em 05/07/2023, na categoria Notícias.