UFPel desenvolve ferramentas eletrônicas para acompanhamento do planejamento da instituição

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (Proplan/UFPel) criou ferramentas eletrônicas para uso da comunidade acadêmica com o propósito de facilitar o acesso para o diagnóstico, acompanhamento e avaliação do planejamento interno da Instituição, nos diversos níveis.

Uma delas é nomeada “Acompanha PDI”. Como o nome adianta, trata-se de uma ferramenta de acompanhamento interno sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O instrumento tem o objetivo de facilitar o acesso ao Plano, auxiliando na execução e na avaliação do PDI. A ferramenta já está em uso pela comunidade.

A segunda ferramenta, “Acompanha PDU”, é mais um instrumento de acompanhamento acadêmico. As unidades administrativas publicaram seus Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDUs) (táticos) no fim do ano passado. Já as unidades acadêmicas começaram a publicar seus PDUs (operacionais) no início deste ano. Pensando no acompanhamento da execução e na facilidade de avaliação desses PDUs foi criada essa segunda ferramenta, que irá integrar todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. O objetivo é facilitar para as unidades o acompanhamento do seu próprio PDU e gerar relatórios com gráficos quando a unidade desejar durante o período de execução. Depois fazer uma cópia desse documento, as unidades poderão utilizá-lo e alimentá-lo de acordo com as ações para atingir os objetivos que estão inseridos nos seus respectivos PDUs.

Outra das iniciativas é uma versão eletrônica do jogo de análise “Fofa”, cuja sigla é formada pelas iniciais das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A comunidade interna da UFPel já experimenta, desde 2018, o formato em papel da atividade, que tem o intuito de elaborar um diagnóstico sobre a realidade da unidade acadêmica. O jogo possui como um dos objetivos auxiliar na criação e planejamento dos próximos PDUs, apontando, por exemplo, o que pode ser melhorado em cada unidade. O game estará disponível para todas as unidades acadêmicas, de forma virtual, possibilitando que todos possam jogá-lo simultaneamente em diferentes unidades acadêmicas da Universidade.

As ferramentas serão de uso exclusivo dos administradores das unidades, com exceção da Fofa, que poderá ser solicitada pelas unidades para construção de diagnósticos sobre suas realidades.

O coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP), Claiton Leoneti Lencina, vê o momento atual como uma oportunidade propícia para o lançamento dessas ferramentas para facilitar o acompanhamento dos documentos de planejamento. “Para que a gente tenha, na ocasião desejável e oportuna, um relatório de como está a execução desses documentos que já estão em vigência e dos que ainda vão entrar”, comenta.

Paulo Roberto Ferreira Júnior, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, destaca o papel da Proplan em oferecer meios para que as unidades acadêmicas e administrativas possam realizar seus planejamentos e projetos. “Cabe a nós da Pró-Reitoria, além de fomentar as ações de planejamento, também oferecer meios para que as unidades acadêmicas e administrativas possam realizar esse planejamento e ter instrumentos para poderem se planejar”, comenta.

As ferramentas foram idealizadas por meio de reuniões entre os participantes da Proplan e da CDIP. O servidor Rodrigo Moura foi responsável por criar toda a parte técnica das três ferramentas. O Núcleo de Participação Comunitária (NPC), pertencente à CDIP, com coordenação de Renata Severo, também se fez presente na elaboração das ferramentas.

Planejamento
A Proplan tem como objetivo principal coordenar o planejamento institucional da UFPel, envolvendo-se nas questões orçamentárias, ambientais e comunitária, estabelecendo as políticas de gestão e recursos, de maneira que as comunidades acadêmica e externa possam auxiliar na criação dos planos estruturantes referentes à Universidade, construindo uma participação cada vez mais qualificada para todos. Saiba mais sobre os documentos de planejamento aqui.