Resultados dos Processos Avaliativos Externos de Cursos de Graduação da UFPel no 1º semestre de 2023

Durante o primeiro semestre de 2023, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu cinco comissões de avaliadores do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) para avaliação da qualidade de oferta de seus cursos de graduação.

As comissões avaliam os cursos a partir do Instrumento de Avaliação Externa publicado pelo INEP, levando em consideração três dimensões – Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura -, as diretrizes curriculares, e os referenciais de qualidade e regulação dispostos na legislação vigente.

Essas avaliações são parte do SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e ocorrem nos processos regulatórios de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, ações periódicas e obrigatórias para todos os cursos de graduação do país, e têm o objetivo de averiguar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelas instituições e verificar o atendimento à legislação em vigor.

Atualmente, as avaliações ocorrem de maneira virtual, com exceção das avaliações referentes aos processos regulatórios dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, para os quais é adotada a avaliação na modalidade presencial. Apesar da mudança no formato, o processo continua com as mesmas regras e o mesmo documento norteador.

Ao final das avaliações, um relatório é publicado e o conceito de curso, que varia de 1 a 5, sendo o último o conceito de excelência. Esse conceito é um dos elementos utilizados pelas SERES/MEC para deferir os processos regulatórios de um curso.

O resultado da avaliação in loco e o relatório, são encaminhados pelo Núcleo de Regulação de Cursos às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade participantes do processo, para que possam realizar a análise dos indicadores avaliados e dos apontamentos da comissão avaliadora, visando realizar uma autoavaliação, definir objetivos e metas e implantar ações de melhoria nos cursos e na própria Universidade.

Na tabela abaixo, trazemos os conceitos obtidos pelos cursos nas 5 avaliações ocorridas no primeiro semestre deste ano:

Em relação às três dimensões avaliadas e ao conceito de curso sem arredondamento, temos as seguintes médias de conceitos obtidos:

Para o segundo semestre de 2023, já estão agendadas três avaliações: Antropologia (12 a 14 de julho); Cinema de Animação (07 a 09 de agosto) e Teatro – turno Integral (30 de agosto a 1º de setembro).

Além disso, há ainda nove cursos na UFPel já na fase de avaliação de seus processos regulatórios, mas ainda sem designação de comissão avaliadora ou data para a visita in loco: Engenharia de Petróleo; Transporte Terrestre; Museologia; Engenharia Industrial Madeireira; Gestão Ambiental – Tecnólogo; Arqueologia; Medicina; Terapia Ocupacional e Teatro – turno noturno.

Publicado em 03/07/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags avaliação, MEC.